Secretaria de Saúde de Cabo Frio capacita profissionais para o enfrentamento à Varíola dos Macacos

Mesmo sem caso confirmado na cidade, técnicos da rede municipal estão sendo instruídos

Atuando de forma preventiva na rede municipal, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio está capacitando os profissionais que atuam nas unidades de saúde, com direcionamento ao enfrentamento à Varíola dos Macacos. A capacitação está ocorrendo em etapas e baseada no Plano de Enfrentamento, criado pela Secretaria de Saúde no começo do mês de agosto.

Até o momento, foram realizados três momentos capacitatórios, focados em acolhimento e possível tratamento; testagem; isolamento; notificação e definição de caso (suspeito, provável, confirmado e descartado); fluxo de atendimento; índices de transmissão; orientações quanto à prevenção, unidades referenciais, entre outros. Entre os profissionais capacitados estão médicos, enfermeiros e dentistas da Atenção Primária, enfermeiros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), entre outros servidores.

“Estamos atuando em Cabo Frio com a capacitação de forma preventiva, assim como fizemos com a criação do Plano de Enfrentamento. A doença se tornou um tema de importância sanitária mundial, e mesmo que não haja caso confirmado em Cabo Frio, seguimos capacitando nosso quadro técnico”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Lucy Pires.

A Varíola dos Macacos é uma doença causada pelo vírus Monkeypox, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença viral cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado, assim como material corporal humano contendo o vírus. Apesar do nome, os primatas não humanos, os macacos, não são reservatórios da doença.

Atualmente, mais de 83 países já diagnosticaram a doença em seu território, somando mais de 25 mil casos. A transmissão entre humanos ocorre principalmente por contato com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. O tratamento é baseado em medidas para aliviar e tratar os sintomas.

Últimas Notícias

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique aqui. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005