O evento tem como objetivo o planejamento integrado do SUS
As secretárias de Saúde, Erika Borges; e adjunta de Administração em Saúde, Letícia Alves, participam nesta semana da XXXVI edição Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O encontro reúne gestores, trabalhadores e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. A programação conta com palestras sobre temas importantes para a gestão municipal do SUS como o fortalecimento da Atenção Básica, o SUS e a pandemia da Covid-19, financiamento e gestão, além de atividades paralelas sobre Regionalização, assistência farmacêutica, saúde mental, judicialização e emendas parlamentares.
“Um dos momentos mais ricos do congresso foi na 17ª mostra ‘Brasil Aqui tem SUS’, onde os municípios trocam experiências exitosas no próprio processo de trabalho. Esse encontro fez com que possamos identificar e trazer as ações bem-sucedidas de outros locais para serem adaptadas para a realidade municipal de cada um. São ideias e medidas simples que podem trazer resultados e mudanças nos indicadores de saúde”, contou a secretária.
Erika destacou ainda a oportunidade do encontro com a Secretaria Executiva do Ministério da Saúde e também do Fundo Nacional de Saúde.
“No stand do Ministério da Saúde, podemos esclarecer informações, desde o sistema de cadastro a demais trocas de experiências com técnicos que poderão matriciar ao longo da gestão, trazendo mais confiança, qualidade e assertividade nas ações e tomadas de decisão”, explicou.
Nesta sexta-feira (15), as secretárias participam do “Espaço de Apoio à Gestão”, que é um local dedicado principalmente ao atendimento dos secretários municipais de saúde para esclarecimento, orientações referentes à aplicação dos recursos destinados ao financiamento do SUS e demais informações.
Durante todo o evento, as representantes cabo-frienses participaram ainda de palestras e exposições dialogadas acerca de suporte e apoio aos gestores municipais sobre os instrumentos de planejamento, política de saúde mental, processos de regionalização integrado, financiamento para Atenção Primária, entre outros para desenvolvimento da gestão do SUS Cabo Frio.