Secretaria de Saúde promove capacitação de servidores na área de pré-natal

Treinamento é mais uma etapa no processo de fortalecimento da Atenção Básica no município

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta sexta-feira (3) uma capacitação na área de pré-natal para médicos e enfermeiros que atuam em unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de todo o município. O encontro realizado no auditório do Centro Municipal de Odontologia (CEMOD) é mais uma etapa do processo de reestruturação no setor de Atenção Básica promovido pela gestão da secretaria.

Durante o encontro, foram abordados não apenas os aspectos clínicos que devem ser acompanhados durante a gestação, mas o acolhimento e a humanização do atendimento às gestantes. Os profissionais tiveram a oportunidade de trocar experiências entre si e com a palestrante, a gineco-obstetra Jaqueline Guimarães, que atua no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga.

Antes da palestra, o secretário de Saúde, Márcio Mureb, fez uma preleção para os profissionais. Ele ressaltou os esforços na reestruturação do sistema, em especial na medicina preventiva. “A gente está buscando soluções efetivas para evitar os acontecimentos do passado. Para a gente não se repetir, estamos buscando e transmitindo a informação, para que ela seja a mais abrangente possível, ou seja, que a gente atenda a todos os ESF’s e todas as unidades de Saúde Básica”, comentou o secretário.

Há menos de um mês no cargo, a diretora do Hospital Municipal da Mulher (HMM), Tânia Lydia Matosinhos Lowen, destaca que o trabalho de pré-natal bem feito irá se refletir em um parto seguro. “Na realidade, o que a gente pretende fazer é aproveitar esse momento do município para que a gente fortaleça a Atenção Básica. Se a gente conseguir fazer uma medicina preventiva, o hospital sempre vai ter boas respostas”, argumenta.

A diretora-técnica do Centro de Saúde Oswaldo Cruz, Gisele Borges, frisa que o encontro tem a importância de homogeneizar as práticas nas unidades de Saúde.

“Essa capacitação é para que, tanto as unidades básicas como as referenciais, falem a mesma língua. Para ter um acolhimento das gestantes como um todo,  informando-as melhor dos riscos que ela pode ter”, conclui.