Semana Municipal do Meio Ambiente será promovida em Cabo Frio

Diversas atividades vão ser realizadas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Cabo Frio é privilegiada pelas riquezas naturais que cercam a cidade, e a conservação desses recursos é fundamental para o desenvolvimento do município. Pensando nisso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, organizou uma programação ampla para festejar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O evento tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da conservação ambiental. As atividades acontecem do dia 3 ao dia 11 de junho, com inúmeras ações em diversos pontos da cidade, tanto na região central de Cabo Frio como no distrito de Tamoios.

Abrindo a semana de celebrações, na sexta-feira (3), às 10h, as ações começam no Shopping Park Lagos, com doação de mudas nativas ao Projeto Mar sem Lixo. As mudas serão preparadas e doadas ao público no próprio shopping no dia 5, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na segunda-feira (6) será iniciado, às 9h, o cercamento das áreas ambientais protegidas da Praia do Forte, em ação que seguirá até sexta-feira (10).

PARQUE DO MICO-LEÃO-DOURADO

Na terça-feira (7), às 9h, o Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira e Silva, em Tamoios, recebe um grupo da terceira idade para o plantio de mudas nativas. No mesmo horário, diversas Escolas Municipais de Cabo Frio realizam o plantio de espécies na Orla da Praia das Palmeiras.

Ainda na terça, a partir das 13h, os alunos da Escola Estadual Municipalizada Tosana farão diversas atividades ambientais no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado.

Na quarta-feira (8), a partir das 9h, ainda no Parque do Mico-Leão-Dourado, terá início o cercamento e a limpeza de áreas de preservação ambiental, em uma das ações que integram o Programa Cidades+Verdes, do Ministério do Meio Ambiente.

No mesmo horário, haverá coleta de resíduos com o Centro Educacional João Aguiar, no Parque Natural Municipal Dormitório das Garças.

HORTO MUNICIPAL E MAIS PLANTIO DE MUDAS

Ainda na quarta, das 9h às 12h, no auditório da Prefeitura será realizada uma capacitação sobre corte e poda de árvores entre funcionários da Enel e da Comsercaf. Na parte da tarde, às 14h, a Escola Pequeno Aprendiz, de São Cristóvão, fará uma visita ao Horto Municipal Antônio Ângelo, no Portinho.

Na quinta-feira (9), às 9h, em mais ações que integram o Programa Cidades+Verdes, serão realizadas atividades de plantio em áreas degradadas do Parque do Mico-Leão-Dourado. No planejamento final do Programa está o plantio de 10 mil mudas de espécies nativas.

Na sexta (10), penúltimo dia de atividades, a programação vai acontecer no Horto Municipal Antônio Ângelo, a partir das 9h, com plantio de orquídeas.

Já no sábado (11), das 9h às 13h, alunos da Escola Municipal Evaldo Sales participarão de uma atividade com o tema “O Oceano que Queremos”, na orla da Praia do Peró, em uma ação do Programa Bandeira Azul.