Servidores de Cabo Frio podem se capacitar gratuitamente na “Escola Federativa”

Plataforma do Governo Federal oferece cursos e seminários para servidores e gestores públicos

Os servidores públicos municipais de Cabo Frio já podem acessar a plataforma digital da Escola Federativa (Enap), do Governo Federal, e se inscrever nos mais de 438 cursos on-line gratuitos. Entre as opções estão: Gestão do tempo e produtividade; Desenvolvimento de objetos e atividades de aprendizagem; Planejamento e organização pessoal no trabalho; Propósito e qualidade de vida: descobertas para o desenvolvimento pessoal; Inteligência emocional; entre outros cursos disponíveis na plataforma.

Para se cadastrar, basta acessar a plataforma através do link: https://www.gov.br/secretariadegoverno/pt-br/portalfederativo/escola-federativa. Depois do cadastro efetuado, o servidor deve informar a inscrição, enviando e-mail para: escolafederativa@cabofrio.rj.gov.br.

De acordo com a agente federativa da Secretaria Municipal de Administração Bianca de Souza Gomes, o primeiro passo para fazer os cursos da Escola Federativa é a conclusão da trilha de conhecimento básica e obrigatória, composta pelos seguintes cursos: Gestão da Informação e Documentação – Conceitos Básicos em Gestão Documental; Políticas Públicas e Governo Local; Nova Lei de Licitações – Gestão Contratual; Gestão Orçamentária e Financeira; Ética e Serviço Público.

“Depois de concluir a trilha de conhecimento básica, o servidor inscrito terá uma vasta lista de cursos e atividades. As inscrições estão abertas para aqueles que desejam se capacitar. A ideia do projeto é oferecer cursos e atividades à distância, para os municípios que aderirem ao projeto. Essa é uma excelente oportunidade, uma vez que o servidor poderá se capacitar e depois repassar o conhecimento adquirido para os demais colegas”, afirma Bianca Souza.

O secretário de Administração, Gustavo Fecher, destaca ainda que um dos objetivos da atual gestão municipal é oferecer mais capacitação para o funcionalismo público, oferecendo cursos para a atualização profissional.

“Além disso, o prefeito José Bonifácio nos deu o desafio de tornar a Prefeitura mais digital, de forma a trazer mais eficiência, transparência e agilidade para a máquina pública. Para que isso aconteça, precisamos de servidores capacitados para atender à nova realidade”, finaliza o secretário de Administração de Cabo Frio.