A implantação do canal é uma forma de aproximar o poder público/sociedade e facilitar o acesso à informação
A Superintendência da Juventude, órgão ligado à Secretaria de Governo, acaba de criar um canal direto para atendimento da população cabo-friense. Pelo número de WhatsApp 22 99890-6448 o jovem pode tirar dúvidas e ficar por dentro dos projetos da pasta.
A implantação do canal é uma forma de aproximar o poder público dos moradores e facilitar o acesso à informação. A superintendência da Juventude tem como objetivo garantir políticas públicas para os jovens e aumentar o acesso por meio de oportunidade de trabalho, capacitação técnica e profissionalizante. A pasta é responsável por programas de inclusão e acessibilidade em iniciativas de cultura, educação, entre outros.
Um desses programas é a Identidade Jovem (ID Jovem), um documento que garante viagens gratuitas interestaduais para pessoas de baixa renda entre 15 e 29 anos. A ID Jovem também garante acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais, esportivos e também conta com vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.
Segundo o Superintendente da Juventude, Leonardo Hezer, não é preciso ser estudante para ser beneficiário. “É importante saber o seu Número de Identificação Social (NIS). Ele pode ser encontrado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho,” explica Leonardo.
Além de passagens de ônibus, o jovem tem direito a isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico. Procure um dos oito Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de Cabo Frio para saber mais informações sobre o NIS.
Como fazer
Pela internet, acesse o site da ID Jovem (https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem), preencha os dados solicitados e gere o cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.
Pelo celular, o usuário deve fazer o download do aplicativo da ID Jovem, disponível para Android, iOS e Windows Phone. Preencher com o NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem.
Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.