A Semana de Luta da Pessoa com Deficiência terminou no sábado (21) com uma agenda extensa de atividades em Cabo Frio. A programação destacou a luta do movimento em favor do grupo e também a celebração pelas conquistas realizadas até hoje, com o fortalecimento das associações e do poder público.
Segundo o superintendente de Políticas Públicas das Pessoas com Deficiência, Kleber Veríssimo, todos os objetivos da semana foram alcançados. Quando começaram a luta em 2018, a categoria tinha quatro grandes desafios: efetivar o atendimento às pessoas com deficiência no Centro de Reabilitação do Novo Portinho; o fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; a criação de um órgão dentro da administração pública direta; e a aprovação pela Câmara de Vereadores da Instituição do Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência.
“Todos esses pontos foram cumpridos. Além de ampliar institucionalmente o movimento, algumas associações foram reativadas e novas foram criadas e legalizadas. As conquistas tornaram o movimento de luta das pessoas com deficiência de Cabo Frio referência no Estado do Rio de Janeiro”, comemorou o superintendente.
E as conquistas não param por aí. Recente foi reativada a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa da OAB, e pela primeira vez na história, a Câmara Municipal instituiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
“Além disso, a aprovação do plano de mobilidade urbana e a assinatura da carta de intenção entre a Prefeitura e a FIRJAN, que resultará em um ‘Manual de Calçadas Acessíveis’, renovam nossas esperanças de uma cidade melhor para todos. Mas estamos conscientes de que ainda há muito por fazer, por isso, continuaremos na luta pela melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência do nosso município”, destacou Kleber Veríssimo.