Quem tem animal de estimação deve estar sempre atento ao bem estar dos animais. Mas algumas situações acabam passando despercebidas e gerando grandes problemas. Viajar e deixar os pets sozinhos em casa, por exemplo, é um dos principais motivos de acidentes, segundo a Superintendência de Proteção aos Animais da Prefeitura de Cabo Frio.
Segundo a superintendente Carol Midori, épocas de festividades como Natal, Ano Novo, Carnaval, férias escolares e feriados prolongados costumam ser mais problemáticos, “porque os donos viajam e deixam os pets sozinhos em casa”. Para evitar acidente, ou fugas, uma boa dica é deixar o bichinho sob os cuidados de alguém de confiança, ou em um hotel para animais, caso não possa levá-lo na viagem.
“A ideia é evitar ao máximo deixar o seu amiguinho sozinho em casa, pois ele pode se ferir e até fugir. E também tem a questão da alimentação e da higiene. O animal que fica sozinho corre o risco de ficar sem água e sem comida, e sem tomar banho. Por isso, o ideal é que ele fique sempre sob supervisão”, alertou Midori.
Já para quem vai viajar com seu mascote uma boa dica é colocar uma plaquinha com nome e telefone para o caso dele se perder. É recomendável evitar passear com o animal em locais com aglomeração de pessoas porque ele pode ficar estressado, se soltar e se perder. “Outra dica importante é evitar passeios nos horários de maior exposição ao sol, pois as patinhas são sensíveis e queimam se ficarem em contato direto com o chão quente. Os horários preferenciais são sempre de manhã cedo, à tardinha ou à noite”, sugere a superintendente de Proteção aos Animais.
Ainda segundo Carol Midori, quem tem bicho tem que ter consciência de que o animal representa uma vida, e que por isso, precisa de cuidados: “Ter um bichinho de estimação é como ter um filho: a pessoa tem que cuidar, dar comida, água, banho, levar pra passear. Um dos cuidados também é não deixar sozinho em casa. Ninguém deixa uma criança sozinha em casa quando viaja. Um animal de estimação é como um filho pequeno: tem que cuidar a vida toda”, destaca ela.
Além de trabalhar a conscientização, a Superintendência de Proteção aos Animais também disponibiliza um telefone para que a população possa tirar dúvidas, realizar denúncias de maus tratos aos animais, ou solicitar adoção: (22) 99237-6507. “Importante ressaltar que este número é somente para mensagens de whatsapp, e o contato pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h”, informou Carol Midori. O Canil Municipal fica localizado na Fazenda Campos Novos, na Rodovia Amaral Peixoto, Km 124, em Tamoios.