Travessia Centro x Gamboa volta a ser feita de barco

A partir de agora moradores e turistas têm mais uma opção de transporte ligando o Centro de Cabo Frio à Gamboa: depois de três anos, a travessia de balsa foi retomada nesta quinta-feira (27), e deve ajudar a desafogar o trânsito no entorno do principal polo de Moda Praia do interior do Estado do Rio de Janeiro, a Rua dos Biquinis.

Segundo o secretário de Turismo de Cabo Frio, Radamés Muniz, dois barcos devem fazer essa travessia: o primeiro, que já começou a operar esta semana, funciona através da Associação Comercial da Rua dos Biquinis (Acirb). O segundo será ofertado por uma empresa privada. As duas embarcações oferecerão a travessia de forma gratuita.

“O barco que começou a fazer a travessia nesta quinta-feira foi colocado em operação pelos empresários da Rua dos Biquinis através da associação deles, a Acirb e, portanto, são os próprios empresários quem vão custear essa travessia. O segundo será cedido à Prefeitura por uma empresa como contrapartida de uma outra ação e, portanto, também não terá custo algum aos cofres públicos. Estamos apenas aguardando liberação por parte da Capitania dos Portos’, explicou Radamés, lembrando o governo municipal também colocará um ponto de embarque e desembarque estilizado no Canal do Itajuru (Centro), próximo ao ponto de ônibus. “A ideia é oferecer a travessia de forma gratuita e com comodidade a moradores e turistas”, completou.

Segundo o proprietário da embarcação que já está em funcionamento, Luiz Eduardo Viana da Silva, a travessia acontecerá de segunda à sexta, das 9 às 17h, podendo ser ampliada até às 22 horas em dias de pico e também em feriados e finais de semana.