Alunos da cidade mineira de São João del-Rei conheceram de perto os monumentos históricos de Cabo Frio por meio de uma edição especial do projeto Caminhos da História. A atividade fez parte do intercâmbio cultural promovido entre as escolas públicas municipais de Búzios e do município do Sudeste mineiro. Cinquenta pessoas, entre estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e funcionários da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira (Búzios) e da Escola Municipal Maria Teresa (São João del-Rei), participaram do passeio que aconteceu no sábado (24).
A atividade percorreu o complexo histórico central da cidade, que vai desde a capela de Nossa Senhora da Guia, no Morro da Guia, até o Forte São Mateus, na Praia do Forte. Todo o trajeto foi acompanhado por historiadores da Superintendência de Turismo Histórico e Social, da Secretaria de Turismo.
“Para nós foi uma grande alegria mostrar os encantos e a importância da nossa cidade para o projeto de intercâmbio escolar, sobretudo, porque recebemos visitantes de São João del-Rei, que é também uma cidade reconhecidamente histórica. Parabenizamos o projeto pela oportunidade, concretizando mais uma vez a consolidação de Cabo Frio como destino turístico dedicado a história”, afirmou o superintendente de Turismo Histórico e Social, Paulo Cotias.
O projeto Caminhos da História foi retomado no atual governo após um tempo paralisado. A iniciativa promove o turismo histórico no município, que é considerado o sétimo mais antigo do Brasil. Desde a sua criação, o projeto já ganhou várias vertentes, com passeios a pé, com ônibus, voltados para estudantes e, recentemente, o passeio náutico. O roteiro náutico é realizado aos sábados, a partir das 15h, no Terminal de Barcos do Boulevard Canal. A atração tem o valor de R$ 25 para custear gastos básicos das embarcações e está sujeita a lotação dos barcos e às condições do tempo.