Unidade de reabilitação do Jacaré passará por reforma

Estimativa é de que a ação comece ainda em fevereiro

O Centro de Fisioterapia e Odontologia do Jacaré (Cefoj), que foi entregue fechado pela gestão anterior, vai passar por reformas. A estimativa é de que a ação seja iniciada ainda em fevereiro. A pedido da nova gestão da Superintendência Municipal de Reabilitação, o local foi vistoriado pela Secretaria Municipal de Obras, que avaliou as necessidades estruturais do prédio. A previsão é de que sejam investidos R$ 32 mil para deixar o local em condições de funcionamento.

A reforma vai abranger reparos no telhado, pintura, restauração das instalações elétrica e hidráulica, reposição de mobiliário entre outros. Além do Cefoj, outra unidade que também foi entregue fechada é o Centro Municipal de Reabilitação de Tamoios. A equipe da Superintendência já está analisando a documentação contratual do prédio e também quais medidas deverão ser adotadas para que o local seja reaberto de forma segura para a população.

As demais unidades em funcionamento, como o Centro Municipal de Reabilitação do Novo Portinho e do Jardim Esperança, também foram vistoriadas. De acordo com o superintendente de Reabilitação, Jay Rocha Brasileiro, a inspeção serviu como parâmetro para identificação dos problemas e estabelecimento de ações para curto, médio e longo prazos.

“Após conversar com os profissionais e visitar todas as unidades constatamos que temos um corpo de profissionais técnicos excelentes. Só precisamos estimulá-los para que se capacitem e entreguem sempre um atendimento de qualidade. Temos espaços físicos que precisam ser reformados e outros que precisam ser reorganizados para que possamos otimizar os atendimentos”, explicou o superintendente.

Segundo ele, em curto prazo a reorganização dos espaços é necessária para a ampliação de dois projetos: o serviço de pós Covid-19 e a fisioterapia oncológica. O primeiro se refere ao atendimento e estudo dos pacientes que foram acometidos pela doença. O segundo aborda o tratamento precoce, já no pré-operatório, de pacientes oncológicos com o intuito de diminuir os efeitos prejudiciais do tratamento (cirurgia, quimioterapia e radioterapia).

Atualmente, o Centro Municipal de Reabilitação do Novo Portinho possui seis pacientes em tratamento de pós Covid-19 e outros 12 que já passaram pela terapia. Para ter acesso ao atendimento é necessário ser morador de Cabo Frio, ter exame que comprove o diagnóstico da doença e apresentar sintomas de pós Covid-19, que são dispneia, fadiga, tosse crônica, disfunção cognitiva e baixa tolerância ao exercício.