Unidades de Saúde de Tamoios têm primeiro sábado de atendimento

Iniciativa faz parte da nova ação do Governo Municipal, que amplia o horário de funcionamento na Atenção Básica

A rede municipal de Atenção Básica de Cabo Frio iniciou neste sábado (25) um novo formato de atendimento, proporcionando mais acesso e facilidade para a população. Foram mais de 150 atendimentos no primeiro dia de ampliação do expediente.

Foram implantados novos horários de funcionamento em 20 Postos de Saúde de todo o município. Em 12 unidades do distrito central, o expediente será de 7h às 19h, em alguns dias específicos da semana. Em Tamoios, sete unidades terão atendimento no último sábado do mês, enquanto na UBS de Santo Antônio, haverá horário estendido de atendimento, entre 8h e 19h, de segunda a sexta-feira. Antes, as unidades iniciavam o expediente às 8h e encerravam às 17h, somente de segunda a sexta-feira.

A iniciativa faz parte dos esforços do Governo Municipal para buscar medidas que levem mais acesso e agilidade nos serviços prestados.

O atendimento foi ofertado por demanda espontânea e agendamento, com foco na população de cada território. Além dos serviços médicos e de enfermagem, como coleta de preventivo, vacinação e aferição de pressão arterial, na unidade Florestinha, foi realizada uma ação de conscientização sobre a importância da higiene oral na prevenção das doenças bucais em adultos e crianças, promovida pela equipe de Saúde Bucal.

“Nosso objetivo é unir os atendimentos com as ações educativas sobre a importância da saúde preventiva. Neste sábado de funcionamento, também tivemos a promoção da saúde bucal, de forma lúdica, na unidade Florestinha”, destacou a secretária adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Francislene Casemiro.

Confira a lista com os dias de atendimento estendido:

ESF Praia do Siqueira I e II – segunda e terça-feira
ESF Palmeiras – quarta-feira