Valorização e fortalecimento da área rural cabo-friense marcam primeiro ano de gestão na Secretaria de Agricultura e Pesca

Fazenda Campos Novos foi cenário para revitalização das atividades no campo, atenção a causa animal e exposições

Ao longo do primeiro ano de governo, a Prefeitura de Cabo Frio direcionou esforços para valorizar o trabalho da agricultura familiar, fomentar as ações no campo e dar destaque aos produtores rurais. Cidade tradicionalmente movida pelo turismo praiano, em 2021 Cabo Frio fortaleceu um novo ramo turístico: os valores do campo.

Além das ações rurais, a Fazenda Campos Novos, grande símbolo de atuação do governo além da área central, foi reaberta e sediou grandes eventos esportivos, pecuaristas e também conquistas para a causa animal.

FEIRA DO PRODUTOR RURAL

Maior destaque na atuação da Secretaria de Agricultura e Pesca, a Feira do Produtor Rural foi criada com a missão de fomentar a produção na agricultura familiar, nascendo de um desejo de fortalecer os pequenos produtores da área rural de Cabo Frio.

Já em janeiro, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, deu início ao projeto que mudaria a vida de dezenas de famílias. Em menos de um mês de gestão, o Parque de Exposições de Tamoios, localizado na Fazenda Campos Novos, sediava a edição teste da Feira, ainda com nome de Feira do Agricultor.

A feira cabo-friense tem o atual formato desde abril, comercializando produtos de procedência avaliada pela gestão municipal. Até dezembro, cerca de 20 edições foram realizadas, sempre aos domingos das 10h às 17h a cada quinze dias. No dia 29 de janeiro de 2022, a Feira completa um ano e terá uma edição especial.

“Reconhecer e fomentar o pequeno produtor rural sempre foi uma prioridade do prefeito José Bonifácio, a cada dia trabalhamos incansavelmente para que isso fosse realizado pelo governo, sempre com o olhar da valorização que cada produtor cabo-friense merece. Mensalmente a nossa Feira foi crescendo e se tornando um sucesso em nosso município e sendo inspiração para outras cidades”, destacou Katyuscia Brito, secretária de Agricultura e Pesca.

SELO GARANTE PROCEDÊNCIA DOS PRODUTOS

Se a Feira do Produtor Rural tem a missão de valorizar e promover a cultura do campo, o cultivo e a produção agrícola e artesanal de Cabo Frio ganharam um reforço na conferência de qualidade dos itens. Criado em maio pela Prefeitura de Cabo Frio, os expositores da Feira do Produtor Rural produzem e vendem itens com o Selo do Produtor Rural, a chancela municipal que garante a avaliação e boa procedência do que é comercializado na feira.

“Com o lançamento em maio, o selo veio para promover os produtos rurais de nosso município e celebrar a retomada do incentivo aos nossos agricultores. É nosso diferencial, tendo em vista que o consumidor adquire um cultivo do qual ele sabe a procedência. Essa é mais uma iniciativa que fortalece, de forma consciente, a área rural de Cabo Frio através da preferência, pelos produtos produzidos na nossa região”, disse a secretária.

Em vigor há seis meses, o selo está distribuído em itens como frutas, legumes, hortaliças, doces, artesanatos, plantas e demais cultivos oriundos exclusivamente de Cabo Frio. Somando ainda mais valor a Feira do Produtor Rural, o Selo impulsionou a venda e a produção dos gêneros alimentícios dos pequenos produtores.

Cada produtor que possui o selo passou por um rigoroso processo de avaliação, visita técnica e concessão da chancela, em um processo capitaneado pela Secretaria de Agricultura e Pesca.

EXPOSIÇÃO REUNIU CRIADORES E COLOCOU CABO FRIO EM EVIDÊNCIA

Entre inúmeras realizações, o Parque de Exposições de Tamoios foi sede para dois grandes eventos. Em junho, o local recebeu expositores, competidores e animais de diversas cidades e estados para a I Expo do Cavalo Mangalarga Marchador. O evento foi um sucesso e abriu a trilha para confirmar Cabo Frio como uma nova referência para as competições.

O evento teve como objetivo divulgar a raça e incentivar o pecuarista local, além de reunir criadores de diversas regiões do país.

Para a primeira edição, mais de 150 cavalos participaram das competições de marcha batida, marcha picada e morfologia. Após o sucesso na primeira edição, a exposição retornou a Cabo Frio em dezembro para a edição natalina, reunindo centenas de animais.

Além dos julgamentos, o evento reuniu mais uma vez criadores, expositores e apreciadores da região e de outros estados, participando com animais da raça Mangalarga Marchador, que possui como característica o porte médio e o temperamento ativo e dócil.

CASTRAÇÃO GRATUITA E CUIDADO COM OS ANIMAIS

Voltando a atenção para a causa animal em Cabo Frio, a gestão municipal anunciou grandes iniciativas para os melhores amigos de quatro patas. Em todo o estado do Rio de Janeiro, Cabo Frio foi escolhida para ser a cidade teste para o programa de castração gratuita para cães e gatos.

Realizadas por meio de uma parceria público privada, as castrações são custeadas pelo Governo do Estado, via Subsecretaria Estadual de Proteção Animal (RJPET), com a execução dos procedimentos em uma clínica privada.

Os protetores formais podem castrar até oito animais por mês. Moradores cadastrados pelo CPF têm direito a uma castração mensal. Diariamente são disponibilizadas de 25 a 30 vagas para a castração animal. Com essa ação, a cidade se tornou a primeira do estado a zerar o número de animais que necessitam de castração no Canil Municipal.

A Prefeitura de Cabo Frio também implementou na cidade o selo Pet Friendly, concedido a comércios amigos dos animais.

“A luta e o trabalho pela causa animal puderam nos proporcionar momentos importantes durante o ano, primeiro implementando o Pet Friendly, depois conseguindo a tão sonhada castração gratuita. Essa conquista era um sonho dos nossos protetores, do nosso governo e de todos que tanto amam nossos bichinhos. Cabo Frio ser uma cidade teste, em todo o Estado, para esse programa, foi uma honra”, disse ainda Katyuscia.

PIPÓDROMO TAMBÉM VIROU ATRAÇÃO

Em 2021 Cabo Frio também ganhou um espaço voltado para a prática de soltar pipas. A inauguração do Pipódromo Municipal aconteceu em setembro, no Parque de Exposição de Tamoios, na Fazenda Campos Novos.

“O pipódromo de Cabo Frio recebe pessoas de todas as idades, seja da cidade ou de municípios da região. Essa área de lazer oferece a oportunidade de que amantes das pipas possam se divertir com toda a segurança necessária”, disse o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio.

De acordo com a Lei Estadual nº 8562/19, os pipódromos devem estar localizados em área restrita aos participantes e a uma distância mínima de um quilômetro de rodovias públicas e de redes elétricas. O objetivo é garantir a segurança dos frequentadores.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.