Folia de Reis leva história e tradição para a Praça da Cidadania, em Cabo Frio

Durante duas horas, dois grupos folclóricos da cidade animaram turistas e moradores, na Praia do Forte

A Praça da Cidadania, na Praia do Forte, celebrou, nesta quinta-feira (06), a Folia de Reis, tradicional festa cristã que marcou uma noite com muita alegria. A programação teve início às 20h, com a folia Estrela do Oriente, do bairro São Cristóvão, que realizou um cortejo partindo das escadarias do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. Às 21h foi a vez da folia “Estrela D´alva”, do bairro Praia do Siqueira, que chegou para animar os turistas e moradores.

A Folia de Reis se caracteriza como um cortejo de cantos religiosos e humorísticos, com elementos musicais e presença de vários instrumentos. Durante duas horas os músicos tocaram seus hinos e canções sobre a história de Jesus Cristo e os três Reis Magos. Os palhaços fizeram suas brincadeiras e divertiram a todos com suas histórias e rimas.

Para o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues, o resgate da Folia de Reis marca um dia especial tanto para os foliões quanto para o público presente. Ainda segundo o secretário, o festejo retorna para manter uma tradição que a atual geração precisa continuar levando à frente.

“É um dia de muita alegria. A felicidade é muito grande com esse retorno de forma presencial, já que no ano passado fizemos uma versão virtual. Pudemos recuperar essa energia e alegria de ver o rosto dos foliões, que com certeza também estão muito felizes com esse retorno, que vem pra deixar esse legado que não pode ser esquecido”, afirmou Clarêncio.

A Folia de Reis é Patrimônio Cultural Imaterial de Cabo Frio, desde que a Lei 3.268/2021, de autoria do atual secretário de Governo e vereador licenciado, Davi Souza, foi sancionada pelo prefeito José Bonifácio em março do ano passado. Com a sanção, o Dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro, passou também a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Cabo Frio.

“Muito importante mantermos acesa essa chama, não só da Folia de Reis mas de todas as outras tradições da cultura brasileira. É muito importante também que com essa alegria trazida para a Praça da Cidadania, a gente permaneça com a esperança de dias melhores, principalmente neste momento de descrença e negacionismo em que vivemos”, declarou o prefeito José Bonifácio.