Pra quem quer curtir algo além da folia, Cabo Frio oferece um roteiro de belos recantos e opções neste Carnaval. Berço da expressão cultural da Região dos Lagos, a cidade tem espaços que proporcionam aos visitantes e moradores um mergulho na cultura local.
SAIBA MAIS:
O Espaço Cultural Torres do Cabo, por exemplo, é muito peculiar. Ali, artistas pintam “ao vivo” telas com os mais variados temas. É uma oportunidade única de entrar em contato com a cultura viva da cidade. Neste período de Carnaval, o espaço, que homenageia um dos grandes nomes das artes plásticas de Cabo Frio, Torres do Cabo (1933 – 2011), funcionará das 17h às 23h. Localizado na Rua 13 de Novembro, próximo à Praia do Forte (ao lado do Colégio Estadual Miguel Couto), o espaço vende obras de arte de diversos artistas locais.
Outra opção, que somente em sete dias de janeiro recebeu mais de 3400 visitantes, é o Forte São Mateus. Localizado no canto da Praia do Forte, a imponente construção de 1620 faz parte do Patrimônio Histórico Nacional. O Forte abriga o Espaço Cultural do Forte São Mateus, que tem um acervo fotográfico permanente do fotógrafo Wolney Teixeira, dos anos 1940 e 1950. São fotografias que contam a história da cidade e que fazem a visita valer à pena. Aliás, o visual de toda a praia e arredores, como a Ilha do Japonês, é outro grande atrativo do Forte. Neste Carnaval, o espaço funcionará das 9h às 18h.
Localizado na Praça da Cidadania, o Expo Lendas do Surf, também conhecido como “Museu do Surf”, oferece uma exposição permanente, a maior do gênero das Américas Latina e Central e a terceira maior do mundo. Fazem parte das relíquias da exposição filmes, documentos, miniaturas, revistas, quadros, troféus e claro, muitas pranchas e também skates. O Espaço Cultural Expo Lendas do Surf, que abriga 371 pranchas de surf, bodyboard e longboard, fica na Praça da Cidadania, em frente ao Teatro Municipal, e funciona de terça a domingo, das 17h às 22h.