Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio realiza operação de combate às pragas urbanas

Ação estratégica no período pós-chuvas tem o objetivo de amenizar infestações no ambiente urbano

Após o período de fortes chuvas no município de Cabo Frio, a equipe do setor de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde está realizando medidas de controle e combate às pragas urbanas. Nesta quinta-feira (12), os agentes atuam na rua Fagundes Varela, em São Cristóvão, e em todo entorno.

O trabalho consiste na aplicação do raticida diretamente nos bueiros e em outros locais propícios à infestação, evitando o contato do produto com a população e com outros animais. O material foi aplicado também nos prédios públicos da localidade.

A medida é realizada de forma preventiva, trimestralmente, e também como uma ação estratégica para amenizar a infestação de vetores que podem invadir o ambiente urbano por questões climáticas ou em busca de alimentos.

“No período chuvoso, as galerias pluviais e caixas de esgoto se enchem de água. Dessa forma, os ratos são expulsos e obrigados a buscar novos esconderijos para viverem e se alimentarem. É nessa hora que ocorrem as infestações desses animais nos ambientes urbanos. Nosso procedimento tem caráter curativo ou preventivo. Serve tanto para eliminar as criaturas já existentes quanto para evitar a formação de novas colônias no local”, esclarece a coordenadora do setor de Vigilância em Saúde Ambiental, Andréia Nogueira.

Além de todas as ações realizadas pelo município, é de extrema importância que a população também faça a própria parte e não descarte alimentos e produtos que possam atrair esses animais.

“Precisamos contar também com a conscientização de cada cidadão. Ao frequentar a praia, é preciso retirar o lixo e os restos de alimentos, como também não descartar os produtos nas ruas. Com cada um fazendo a própria parte teremos controle dessas pragas”, conclui Andréia.

Últimas Notícias

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique aqui. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005