Vigilância em Saúde Ambiental e Funsag realizam mutirão contra o Aedes Aegypti em São Jacinto

O Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio vai realizar um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, em São Jacinto, em parceria com a ONG Fundação Santo Agostinho (Funsag), que mantém o projeto social “Turma do Sítio”. A ação acontecerá nesta terça e quarta (dias 17 e 18).

SAIBA MAIS

Atenção Básica amplia programação nos postos para marcar Dia Mundial da Saúde

Secretaria de Saúde promove ação de recolhimento de pneus usados


Serão dois dias de atividades, tanto na sede da ONG, com crianças e profissionais da fundação promovendo um trabalho educativo, quanto em campo, visitando residências com ação de combate e prevenção ao mosquito transmissor da dengue, da zika, da chikungunya e da febre amarela (DZCF). De acordo com Andreia Nogueira, coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, sem a participação ativa da população no combate e, principalmente, na prevenção, as doenças podem aparecer.


“A atuação de toda a sociedade deve ser constante. Não podemos esmorecer porque cada vez mais o mosquito vem transmitindo várias doenças. Os cuidados de cada um com limpeza e higiene nas casas e nos bairros são fundamentais para evitarmos que as doenças surjam. No caso de ações específicas como essa, de São Jacinto, nosso objetivo é formar agentes mirins de combate a essas endemias”, explicou a coordenadora.


A Funsag é uma ONG que, baseada  nos conceitos de inclusão-cidadania-esperança-ecologia, oferece desde cursos profissionalizantes até aulas de reforço e outras atividades para crianças e adolescentes.


Além desta ação com a Funsag, o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio vem promovendo ações constantes em vários bairros da cidade, inclusive com apoio da Comsercaf no recolhimento de pneus.


SOBRE O AEDES

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde


O mosquito transmite o grupo de doenças conhecidas pela sigla DZCF (iniciais da dengue, zika, da chikungunya e febre amarela). Ele é menor que os demais mosquitos, e preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. O macho, como de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos.


Os ovos são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos a superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência. No momento da postura são brancos, mas logo se tornam negros e brilhantes.


Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos. Se forem postos por uma fêmea contaminada pelo vírus da dengue, ao completarem seu ciclo evolutivo, transmitirão a doença.


O Aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água. O mosquito pode procurar ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.