Vigilância em Saúde Ambiental pede ajuda da população no combate ao Aedes aegypti

O Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio vem trabalhando no monitoramento e combate ao mosquito transmissor do quarteto dengue-zica-chikungunya-febre amarela em diversos bairros da cidade. Mas, para que o controle do vetor seja efetivo, os agentes alertam: é fundamental que a população colabore e cuide de suas casas e do seu bairro.


SAIBA MAIS

Prefeitura apresenta Planejamento da Saúde para Tamoios

LIRAa identifica baixo risco de infestação por Aedes aegypti em Cabo Frio


Esta semana, em visita a alguns bairros, os agentes encontraram caixas d’águas sem tampas, lixo acumulado e recipientes em condições para que o mosquito se prolifere. De acordo com Andreia Nogueira, coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, sem o apoio da população as doenças podem aparecer.


“O cuidado diário em casa, evitando qualquer situação que favoreça a reprodução do mosquito, é a ação mais importante no combate ao Aedes. Não podemos deixar que a larva se transforme em mosquito, que é quando as doenças são transmitidas. Logo, a essência do controle do vetor começa com os cuidados de cada um, de cada morador com sua residência, com seu bairro”, alerta a coordenadora.


Os agentes têm visitado toda cidade com ações educativas de prevenção e com realização de bloqueios e tratamentos nos bairros, com aplicação de larvicida para combate ao vetor. Contudo, o Ministério da Saúde alerta que, com a proximidade das chuvas do fim do verão, a atenção da população deve ser redobrada. Qualquer descuido, como recipientes com água parada servindo de criadouro para reprodução do mosquito, é suficiente para que todos corram risco de contraírem doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.


Segundo o Ministério, quem não cuida da casa/propriedade coloca em situação de perigo tanto a própria família quanto quem vive ao redor. O órgão alerta que é de responsabilidade de cada morador os cuidados para evitar que o mosquito se prolifere. No caso de espaços em comum em condomínios, prédios e áreas abertas, por exemplo, a responsabilidade precisa ser dividida e vigiada por todos os moradores.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.