Centro de Reabilitação em São Cristóvão abre setor de Fisioterapia Oncológica

A Secretaria de Saúde abrirá o novo setor de fisioterapia oncológica no Centro de Reabilitação em São Cristóvão, nesta terça-feira (19). A partir de amanhã, o centro estará apto para receber os pacientes com câncer através do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do novo setor é ampliar o atendimento na cidade de Cabo Frio. Vale lembrar que esse procedimento de consulta será igual ao de fisioterapia convencional: para realizar o serviço é necessário ter um encaminhamento médico, especializado em oncologia através do SUS, contendo o diagnóstico.


SAIBA MAIS

Campanha contra a influenza é prorrogada até o dia 22 de junho

Busão da Cultura chega ao Cajueiro nesta terça (19)

De acordo com o coordenador de Fisioterapia de São Cristóvão, Marco Couto, foi preparada uma sala exclusivamente para atender a esse público específico que faz tratamento de oncologia. “Nós oferecemos esse serviço através da Associação Amigas da Mama e o nosso objetivo é desafogar o trabalho que essa entidade vem fazendo nessa área. Há uma necessidade de ampliar a demanda, por isso, estamos trazendo esses atendimentos também para o Centro de Reabilitação e até mesmo por uma questão de logística, pela facilidade de acesso”, completou o coordenador.


A fisioterapia oncológica age na recuperação do paciente trazendo bem estar e qualidade de vida através da prevenção dos distúrbios causados pelo tratamento e na ajuda a recuperar os órgãos e sistemas. As indicações são determinadas pelas disfunções causadas pela doença.


Essa reabilitação atua muito nos quadros de doenças mais comuns, como mastectomia (operação para remover um ou ambos os seios) e cirurgia de próstata. O tratamento de reabilitação começa logo após o câncer ser diagnosticado, o que significa atuar no pré-operatório, assim como durante o tratamento e no pós-operatório também.


A fisioterapia oncológica oferece serviços através das técnicas de drenagem linfática, terapia física complexa, exercícios físicos e de alongamentos, terapia manual, exercícios respiratórios e de relaxamento, eletroterapia e técnicas para analgesia.


O Centro de Reabilitação em São Cristóvão fica na Rua Expedicionários da Pátria, S/N, São Cristóvão, ao lado do Hospital São José Operário. A unidade funciona das 8h às 17h.

Destaque

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE
%d blogueiros gostam disto: