Novembro Roxo é lembrado em Cabo Frio


Cabo Frio celebrou pela primeira vez a campanha do Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, conhecido como Novembro Roxo.  O evento aconteceu nesta segunda-feira (26) no auditório da Prefeitura e reuniu médicas, enfermeiras, equipe técnica do Hospital da Mulher, representantes da Clipel Clínica Pediátrica dos Lagos e estudantes da área da saúde. O objetivo do encontro foi realizar palestras sobre os cuidados com bebês prematuros na sala de parto, promover a difusão de conhecimento e experiências entre os profissionais e alertar sobre a humanização com o bebê e a família.  A programação foi organizada pelo Hospital da Mulher.

Segundo a coordenadora de enfermagem da Unidade Neonatal do Hospital da Mulher, Juliana Cardoso, o Novembro Roxo foi criado por uma iniciativa de uma fundação européia, por volta de 2009, e logo depois também foi adotado pelos Estados Unidos da América. No Brasil chegou em 2013, devido ao número expressivo de partos prematuros. “Por ano, são registrados aproximadamente 300 mil nascimentos prematuros, mas em contrapartida também tem melhorado muito a tecnologia e capacitação nessa área de neonatologia. A nossa intenção neste evento é aumentar o conhecimento e, consequentemente, melhorar o trabalho”, informou Juliana.

A chefe da Unidade Neonatal do Hospital da Mulher, Julia Guimarães Barreto, reforçou o cuidado com o prematuro dentro centro cirúrgico e o apoio às famílias. “É preciso cuidado com o clima, que não pode estar frio, o bebê tem que ser logo aquecido, são coisas pequenas que a gente precisa ficar atento. Outra coisa é aproximar o bebê da família independente do grau de gravidade, humanizar esse momento que é tão difícil, principalmente em casos mais graves, em que a criança precisa de transferência para uma Unidade de Tratamento Intensiva Neonatal. Como os primeiros cuidados são realizados pela nossa equipe, todo o apoio aos pais é fundamental”, destacou.

O prefeito Dr. Adriano Moreno esteve no evento e agradeceu o trabalho da equipe do hospital. “Eu quero agradecer o amor que vocês têm por cada gestante e por cada criança que nasce nesta cidade, principalmente os enfermeiros que lidam diretamente trocando medicamento e dando toda assistência às nossas crianças. Vocês são fundamentais na estrutura de saúde de Cabo Frio”, finalizou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

DestaqueNotíciasSaúde

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE
%d blogueiros gostam disto: