As campanhas estão acontecendo simultaneamente e as vacinas podem ser aplicadas juntas
A Prefeitura de Cabo Frio convoca os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para se vacinar contra o vírus da gripe, o Influenza, e também contra a covid-19. As campanhas acontecem simultaneamente e as vacinas podem ser aplicadas juntas, para quem faz parte dos públicos-alvo.
Iniciada no dia 10 de abril, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, até o momento, atingiu 7,6% da meta de imunização do município, o equivalente a 6.233 pessoas do público-alvo composto por 84.591residentes.
Os grupos estabelecidos pelo Ministério da Saúde são as gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas até 45 dias após o parto; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de Saúde (trabalhadores dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade); crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos,11 meses e 29 dias); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; pessoas com doenças crônicas (mantém-se necessário a prescrição médica); professores (escolas públicas e privadas); povos indígenas; profissionais da Força de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com Deficiência Permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; e trabalhadores portuários.
Já a vacinação contra a covid-19 teve o grupo prioritário dos imunizantes bivalentes ampliado, também no dia 10 de abril. Foram 8.569 pessoas vacinadas, o equivalente a 14,08% do público-alvo, composto por 60.838 moradores de Cabo Frio.
O documento com a descrição deste grupo está disponível no link: (https://portalsaude.cabofrio.rj.gov.br/arquivos/330/VACINACAO%20BIVALENTE__2023_0000001.pdf).
A vacina estará disponível em 21 unidades de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. A Casa da Criança, no Jardim Esperança, e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga, estão abertos para a vacinação das 8h às 16h.
O governo municipal esclarece que não há surto da doença na cidade. No entanto, é importante que quem ainda não se vacinou vá até a Unidade de Saúde mais próxima.