Informações colhidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são consideradas de grande importância para o município
A Prefeitura de Cabo Frio está planejando estreitar ainda mais os laços com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Após a conclusão do Censo na cidade, o Governo Municipal estuda propor um convênio junto ao órgão federal para a coleta de dados da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios. O objetivo é ampliar os dados do Cadastro Municipal e aprimorar as políticas públicas relacionadas ao crescimento da cidade.
O tema foi abordado em uma reunião na semana passada, entre a Prefeitura de Cabo Frio e o IBGE, que abordou a metodologia e os dados colhidos no Censo 2022. O encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, com a presença da secretária Dhanyelle Garcia, do secretário adjunto de Assuntos Urbanísticos, Rafael Trindade, e de representantes da Secretaria de Fazenda e da Procuradoria-Geral do Município. A equipe do IBGE foi chefiada pela coordenadora regional Lindomar Rodrigues.
De acordo com os dados consolidados do Censo, Cabo Frio possui, atualmente, 221,9 mil habitantes, distribuídos em 115,5 mil domicílios. O trabalho no município foi feito por aproximadamente 250 pessoas, sendo 221 recenseadores, 24 supervisores e três agentes censitários, além de equipe interna.
Para a coordenadora regional do IBGE, o trabalho foi um sucesso em Cabo Frio.
“O resultado foi excelente porque conseguimos detectar o crescimento da cidade conforme o que estava previsto. Agradecemos à Prefeitura de Cabo Frio pelo importante suporte dado ao nosso trabalho, principalmente por parte da Secretaria de Educação, que destinou escolas para a capacitação dos funcionários e para a instalação de postos de trabalho. Destaco, também, a qualidade da mão de obra que tivemos aqui em Cabo Frio, que acabou sendo utilizada também em outras cidades, incluindo a capital”, explicou Lindomar.
A secretária de Planejamento e Urbanismo de Cabo Frio explica que os dados fornecidos pelo IBGE irão se somar aos estudos feitos pela Prefeitura durante Revisão do Plano Diretor Municipal, aprovada este ano.
“Com as informações do novo Censo 2022, poderemos direcionar as políticas públicas com muito mais assertividade. A atuação conjunta entre a Prefeitura e o IBGE é fundamental para o planejamento do crescimento do município”, disse Dhanyelle.
Segundo o secretário adjunto de Assuntos Urbanísticos, a ideia é estreitar a parceria e estudar a possibilidade de um convênio para o trabalho conjunto.
“Para nós, foi fundamental verificar que o IBGE atuou não só na análise demográfica, mas também na coleta de dados urbanos importantes, como rede de abastecimento de água e de coleta de esgoto, por exemplo. Dentro da Revisão do Plano Diretor, aprovamos o novo Cadastro Territorial Multifinalitário. Nossa proposta é firmar um convênio para cadastrar todos os dados coletados pelo IBGE e atualizar os campos que ainda são necessários do Cadastro”, explicou Rafael Trindade.