Levantamento realizado pelo Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde de Cabo Frio em parceria com a Superintendência do Estado vai resultar no incentivo de R$ 537 mil por mês para tratamento de pacientes com câncer no município. O estudo mostrou o déficit financeiro dos municípios da Baixada Litorânea para atendimento em pessoas com a doença e a estimativa é de que o recurso seja repassado a partir de novembro deste ano.
O incentivo é baseado na resolução estadual n° 1748 e o anúncio do investimento foi feito na última sexta-feira pelo secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama. O repasse vai abranger todas as nove Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) do Estado do Rio. De acordo com a coordenadora Angélica Maurício, do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria, o estudo foi liderado por Cabo Frio, mas abrange toda a Baixada Litorânea.
Segundo ela, o levantamento foi elaborado ao longo dos últimos 18 meses e aceito pela Secretaria de Estado de Saúde. A partir de alguns dados preliminares, já no ano passado o município recebeu R$ 450 mil que foram direcionados ao Hospital Santa Izabel, que é mantenedor da Onkosol, unidade de tratamento de oncologia na cidade e credenciado ao SUS.
Ainda de acordo com ela, a pesquisa considerou diversos aspectos no que se refere ao atendimento de pacientes com a patologia, como estrutura física da unidade e cuidados ao paciente desde a porta de entrada até tratamentos e atenção paliativos.
“A partir deste incentivo, a Onkosol abre as portas para realizar vários procedimentos como tratamentos de cabeça-pescoço e ginecologia, por exemplo, que nossos pacientes estavam com dificuldades de acesso nos hospitais federais e que a unidade de Cabo Frio não tinha condições de realizar por falta de recursos alocados para realizar estes procedimentos. Então é uma conquista muito importante para o município”, afirmou a coordenadora.