Academia de Letras e Artes de Cabo Frio será inaugurada na Semana Teixeira e Sousa

A 28º Semana Teixeira e Sousa já tem data: será realizada entre os dias 21 e 28 de março. E essa edição promete ser especial pois vai contar com inauguração da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (Alacaf), que teve seu nome remodelado visando uma reestruturação.


SAIBA MAIS

Inscrições para o curso de saxofone começam nesta segunda (05)

Curso de Teatro Infanto Juvenil começa neste sábado (3)


A decisão de criar a entidade foi tomada com o intuito de resgatar a história e aumentar a representatividade da literatura e das artes em geral em Cabo Frio, que é uma cidade histórica, celeiro de poetas e artistas como Teixeira e Sousa, o primeiro romancista brasileiro. E nada melhor do que aproveitar a semana de homenagem ao poeta para inaugurar uma academia de letras.


E esse resgate da história vem acompanhado de uma remodelagem da Academia, que aconteceu com a ciência e aprovação de alguns membros da Academia de Letras original. Mas o processo de “atualização”  não se esqueceu das raízes: o presidente de honra da Alacaf é Célio Mendes Guimarães, membro fundador da antiga Academia.


Essa nova fase da Academia é uma iniciativa das professoras e escritoras Jaqueline Brum e Andréa Rezende. Elas são fundadoras do grupo Flores Literárias, de difusão cultural com ênfase na literatura. Por contas das movimentações culturais promovidas pelo grupo, como a realização de saraus mensais e dois festivais de inverno literários, surgiu o convite da Literarte (Associação Internacional de Escritores e Artistas) com a proposta de fundação de uma nova academia.


Para Jaqueline, esse é um momento de grande importância para a cultura cabo-friense: “É um momento de destaque principalmente para a literatura, esta arte tão importante que registra e guarda a memória da cidade, de todo um povo. É também um grande desafio, mas que por amor à cultura estamos enfrentando com o apoio e incentivo de muita gente talentosa. Vamos plantar essa semente que promete gerar muitos frutos para as futuras gerações, deixando um legado aos cabo-frienses”, conta ela.


A nova Academia vai seguir todos os requisitos básicos com os procedimentos normais de gestão, como estatuto e eleição de 4 em 4 anos. O objetivo é que seja uma instituição da cidade, da sociedade, e não de um grupo de pessoas, e também para que a Alacaf seja duradoura, com legado de união de artistas e escritores com o propósito de promoção da arte e da cultura locais.


Para o secretário de Cultura de Cabo Frio, Ricardo Machado, a inauguração da nova Academia é de suma importância para disseminar a literatura na cidade: “Essa é uma iniciativa civil mas que conta com o apoio da Secretaria porque é uma ação cultural que visa expandir a literatura. Qualquer atividade desse tipo terá nosso apoio. E a realização do evento dentro da Semana Teixeira e Sousa só reforça esse sentimento”, conta o secretário.


A posse oficial da Alacaf será no dia 6 de abril, no castelo de Itaipava, em Petrópolis, em um evento da Literarte, que receberá o núcleo literário de Buenos Aires pela primeira vez no Brasil. A diretoria da nova Academia foi convidada, junto a outras ilustres academias, para que fosse feita a posse aos membros fundadores.


Na Semana Teixeira e Sousa, a Academia também será apresentada à sociedade cabo-friense, e em novembro, junto ao aniversário da cidade, será realizado um evento oficial de posse e recepção de novos membros.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.