Ano Letivo de 2021 da Rede Municipal de Cabo Frio começa na segunda-feira (24)

Aulas retornarão de forma não presencial em todas as unidades escolares

O ano letivo da rede municipal de ensino de Cabo Frio será iniciado na próxima segunda-feira (24). Devido à pandemia, as aulas seguirão no formato não presencial, em que o conteúdo pedagógico e as atividades serão disponibilizadas na plataforma Google.

De acordo com o secretário de Educação, Flávio Guimarães, o material didático que será utilizado foi formulado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, incluindo vídeos para cada etapa do ensino.

Inicialmente, o ano letivo de 2021 seria iniciado no dia 10 de maio. Porém, devido ao agravamento da pandemia, a Secretaria de Educação optou por adiar o retorno das atividades, para a manutenção dos padrões de segurança, tanto para os alunos e os familiares, como para professores e demais profissionais.

“Vivemos uma época sem precedentes, em que todo cuidado é pouco. Optamos por fazer tudo com muito planejamento e segurança. Iniciaremos o ano letivo com aulas não presenciais. Estudamos muito e adaptamos várias possibilidades à realidade da rede municipal de ensino. A partir do dia 24, o aluno vai poder acessar a plataforma e vai encontrar as atividades para a série que ele está cursando, além de outros materiais de apoio, como vídeos e podcast”, explica Flávio Guimarães.

Ainda segundo ele, o aluno que não tiver acesso à internet, ou que tiver dificuldade para imprimir o material, terá acesso às apostilas físicas, que serão distribuídas nas escolas da rede municipal.

“Basta o aluno, ou responsável, se dirigir ao colégio onde o estudante está matriculado para pegar a apostila. E para aqueles que têm acesso a internet, o conteúdo estará todo na plataforma”, afirma.

PLATAFORMA GOOGLE

Para o ano letivo de 2021, a rede municipal de ensino vai usar a plataforma Google Sala de Aula, que vai trazer mais interatividade entre os alunos e professores. Contudo, a antiga plataforma ainda será mantida, com as mesmas atividades, para que aqueles que tiverem dificuldade com o sistema novo, não deixem de ter acesso ao conteúdo.

“Serão colocadas atividades nas duas plataformas porque entendemos que todo o processo de migração para um novo sistema deve ser gradual, até que todos estejam totalmente inteirados da nova plataforma que é a do Google. Nela, tanto os alunos quanto os professores terão à disposição várias ferramentas para desenvolver o conteúdo. Um exemplo são as vídeo-aulas que o professor poderá disponibilizar para os alunos, além de outros vídeos e atividades. Desta forma, sairemos do modelo da apostila simples, para um que vai promover mais interação entre as partes envolvidas”, explica o secretário-adjunto de Tecnologia da Educação, Sandro Henrique.

Ainda segundo ele, as dúvidas serão sanadas pelos professores por meio do formulário Google. Para isso, eles estarão sempre conectados com as plataformas para poderem atender aos alunos.

“O estudante que tiver dúvidas preencherá o formulário e o professor vai responder. Essa integração vai facilitar o ensino e também a integração e comunicação entre ambas as partes”, explica.

Para trabalhar com a tecnologia, a Secretaria de Educação de Cabo Frio realizou cursos de capacitação para os diretores das escolas e para os professores.

“Nossos professores estão sendo capacitados para trabalhar na plataforma. Eles terão todo o suporte para o trabalho, além da segurança e preservação da vida. Estamos trabalhando com muita responsabilidade, para que o retorno das aulas aconteça e seja bom para os alunos e para os professores. Por isso as aulas serão retomadas de forma não presencial, para manter a segurança e a saúde de todos”, finaliza o secretário de Educação, Flávio Guimarães.