Ação faz parte do Programa de Educação Permanente em Saúde (EPS) da Secretaria de Saúde
O calendário do Programa de Educação Permanente em Saúde (EPS) de 2023 começa neste mês de janeiro, levando o tema “Arboviroses” aos profissionais de saúde da rede hospitalar, emergencial e de Atenção Básica de Cabo Frio.
O objetivo é atualizar os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre os sintomas, o diagnóstico e o tratamento do grupo de doenças causadas pelos arbovírus: dengue, zika, febre chikungunya e febre amarela, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.
O treinamento on-line acontece no dia 18 de janeiro para os profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e da Atenção Básica. Já as equipes dos Hospitais da Mulher; São José Operário e Otime Cardoso dos Santos, participarão do curso on-line no dia 25 de janeiro.
A capacitação é promovida pela Comissão Municipal de Controle de Infecção Hospitalar em Estabelecimentos de Saúde (Comcies) da Secretaria de Saúde. A capacitação será ministrada pela bióloga coordenadora do Laboratório de Saúde Pública do município e especialista em Análises Clínicas, Sandra Rabelo, e pelo biólogo Paulo Nogueira. A mediação será feita pela coordenadora da Comcies, Kelly de Araújo Lopez.
O Programa de Educação Permanente em Saúde promove a atualização contínua dos profissionais que atuam nas redes do Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Somente em 2022, participaram 1.350 profissionais da rede.