Bandeira Azul é hasteada pela quinta vez na Praia do Peró, em Cabo Frio

Símbolo da premiação ecológica internacional ficará exposto na orla até o final de 2023

Pela quinta vez consecutiva, a Bandeira Azul foi erguida na Praia do Peró, em Cabo Frio. A cerimônia foi realizada na manhã desta segunda-feira (12) e contou com a presença do prefeito José Bonifácio, secretários municipais e vereadores. A premiação internacional é dedicada ao reconhecimento da gestão sustentável de praias, marinas e embarcações de turismo, e ficará exposta na praia até o final do ano de 2023.

Para ganhar o cobiçado certificado internacional, é preciso que as praias e marinas candidatas cumpram 34 critérios específicos de qualidade da água, segurança, gestão, educação ambiental e serviços de turismo sustentável. Todos precisam ser comprovados anualmente para que a bandeira permaneça hasteada.

O principal objetivo do símbolo é conscientizar a sociedade quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em qualidade e proteção ambiental. De acordo com o prefeito José Bonifácio, o selo é fruto de uma conquista não só do poder público, mas da sociedade civil organizada.

“É muito importante que a gente continue neste empenho para hastear a Bandeira Azul, mas essa conquista é fruto do trabalho iniciado pelos Amigos do Peró, que sempre lutaram por este momento. Estamos mais uma vez consolidando este compromisso para que a gente continue com a bandeira hasteada aqui, na Praia do Peró, e que possamos estender para outros locais. Dependemos sempre também da conscientização da sociedade para que este selo continue sendo aprovado”, afirmou o prefeito José Bonifácio.

Ao longo dos anos, a Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido, trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional. O certificado foi criado pela FEE (Foundation for Environmental Education), que é uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países.