Biodigestor da Ciência e Tecnologia é sucesso na Semana Sebastião Lan

A apresentação do biodigestor criado pelo professor Fábio Pereira, da Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei), durante participação na Semana Sebastião Lan, em Tamoios, foi sucesso entre os participantes do evento. Tanto que o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cabo Frio e a Secretaria Municipal de Agricultura estudam a criação de um curso para ensinar a fazer o equipamento.

Esta semana, ambas as instituições se reúnem para tratar do planejamento do curso. Ao final da apresentação pelo professor Fábio, algumas pessoas manifestaram interesse na capacitação. Durante o encontro, cuja maioria era de agricultores da região, o professor explicou como é feito e de que forma funciona um biodigestor. Em média o valor unitário é de R$ 20, o mais simples, e de R$ 300, o mais elaborado. O aparelho foi produzido a pedido da Cogetei.

“A recepção foi ótima no evento. São reservatórios de plásticos que acondicionam matéria orgânica e que as bactérias transformam em biogás e biofertilizante. O resultado pode ser utilizado tanto na queima do gás, como combustível, quanto na agricultura como adubo. Outra vantagem é que pode ser produzido com material reciclado”, explicou o professor, acrescentando que durante o encontro ficou acordado a construção de um biodigestor com os alunos da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista.

Além do biodigestor, destaque também para a participação da Associação das Mulheres de Tamoios (Amutan), com a ação social; para a palestra do IFF Cabo Frio, que esclareceu sobre a importância da documentação correta para a venda dos produtos da agricultura familiar; e para a apresentação do Instituto Ser a necessidade da prevenção animal, como fazer os primeiros socorros e quem procurar em casos de acidente.

Como funciona |
Biodigestores são compartimentos fechados onde ocorre a decomposição de matéria orgânica para produção de biogás e biofertilizante. Os materiais orgânicos utilizados no biodigestor podem ser os resíduos de produção vegetal (folhas, palhas, restos de cultura), de produção animal (como esterco e urina), de atividades humanas (fezes, urina, lixo doméstico) e resíduos industriais (. A decomposição que a matéria orgânica sofre dentro do biodigestor chama-se digestão anaeróbica, que é realizada através da atividade de bactérias anaeróbicas.
[Fonte: Info Escola]

Biodigestor