Resultado é referente aos indicadores do desempenho dos serviços realizados na Atenção Primária à Saúde
Cabo Frio avançou 20 posições no ranking estadual do Previne Brasil, do Ministério da Saúde. É o que aponta o relatório do 3° quadrimestre de 2022 do programa que avalia, a cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na Atenção Primária à Saúde.
Conforme dados apresentados pelo Ministério da Saúde, o maior avanço ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2022. Entre os indicadores que tiveram destaque estão o número de gestantes realizando o pré-natal e o oferecimento de testes de sífilis e HIV pelas equipes de Saúde da Família.
O crescimento no ranking mostra o compromisso do Governo Municipal em cumprir a meta de melhorar os serviços de saúde para a população. O secretário de Saúde de Cabo Frio, Janio Mendes, destaca a importância da reestruturação do setor de Atenção Primária.
“O posicionamento do município dentro do programa tem grande impacto no repasse de recursos pelo Estado e pela União. Esse importante resultado que conquistamos é fruto de muita dedicação e do trabalho em conjunto entre as equipes de saúde, a população e o governo”, afirma Janio.
O Indicador Sintético Final (ISF) soma o desempenho de sete indicadores sobre o serviço prestado à população pela Atenção Primária. Quando a atual gestão assumiu, em janeiro de 2021, Cabo Frio estava em 53º lugar no ranking, entre os 92 municípios do Estado do Rio, com nota de 2,17. Na última avaliação, o município saltou para a 33ª posição, com nota de 5,29. Segundo o secretário de Saúde, a meta é de melhoria contínua nas próximas avaliações.