Cabo Frio cadastra moradores da área de cobertura do Posto de Saúde do bairro Vila do Sol

Agentes comunitários de Saúde irão de casa em casa para atualização cadastral

A Prefeitura de Cabo Frio está realizando o cadastramento das famílias inscritas na rede de Atenção Básica do município. A primeira área de cobertura atendida será do posto de saúde do bairro Vila do Sol, neste sábado (17), das 9h às 17h.

Os agentes comunitários irão de casa em casa para fazer a atualização cadastral das famílias. Eles estarão devidamente credenciados e solicitarão apenas o número do CPF e Cartão do SUS.

Durante o dia, a unidade estará aberta realizando exames citopatológicos e teste rápido de diagnóstico (TRD) para infecções sexualmente transmissíveis (IST)

A ação é uma oportunidade para os moradores que trabalham a semana toda e não têm disponibilidade de realizar o cadastro em horário comercial.

De acordo com a Secretaria de Saúde, manter o registro do paciente na unidade básica permite que o município tenha acesso a todas as especialidades médicas, medicações e exames oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), melhorando a qualidade do serviço prestado para a população, pois identifica a necessidade de cada família.

“O cadastramento familiar é um dos fundamentos do trabalho na Atenção Básica. Através desta ação podemos conhecer as condições do território e indicadores de saúde e doença, oferecendo informações mais precisas para realização do diagnóstico de cada família e paciente. Desta forma, tornamos o acompanhamento integral mais efetivo”, explica a secretária adjunta da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Francislene Casemiro.

Hoje, Cabo Frio possui 36 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), das quais 23 delas implantadas pela atual gestão. As equipes são compostas por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que atendem em 27 unidades de Saúde da Família.

Atualmente, 94 mil pessoas estão cadastradas e recebendo atendimento na Atenção Básica. Quem ainda não recebeu a visita do agente comunitário de Saúde deve procurar o posto de saúde onde possui cadastro, e apresentar CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio.

Últimas Notícias

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique aqui. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005