Cabo Frio celebra Dia Mundial sem Carro no próximo sábado (22)

O Dia Mundial Sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro, será marcado por diversas atividades em Cabo Frio. Por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a Prefeitura realizará um evento para conscientizar a população quanto ao uso do carro e apresentar meios alternativos de deslocamento ao cidadão cabo-friense e soluções possíveis para o trânsito na cidade, que vem crescendo expressivamente. A ação acontece das 9h às 15h na Praça Porto Rocha.

Além das ações de conscientização, haverá diversas atividades ligadas à saúde e ao entretenimento, como determinação do Índice de Massa Corporal (IMC), alongamento, massagem, medição de glicose, aferição da pressão arterial, tenda de caricatura, cinema infantil, passeio ciclístico, apresentação da banda local Studio 23 e sorteio de brindes.

Para incentivar o uso dos meios alternativos de transporte, algumas ruas nos arredores da Praça Porto Rocha terão o tráfego modificado na data, a exemplo do que foi feito na Festa da Padroeira, em agosto. O trânsito na Avenida Assunção, sentido Passagem, será desviado pela Rua Santos Dumont, que terá a mão invertida. Os motoristas que vêm pela Avenida Teixeira e Souza não terão como fazer o contorno na praça e deverão entrar na Rua José Waltz Filho, que também terá o sentido de circulação invertido. No outro lado da Avenida Assunção, o tráfego será desviado pela Travessa Maçônica e pelo Boulevard Canal. Agentes da Guarda Municipal irão atuar na organização do trânsito.

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a ideia do Dia Mundial sem Carro não é demonizar o carro de passeio. É simplesmente criar uma consciência do bom uso do carro e atrair as pessoas para que elas ocupem um espaço que é delas”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Marcelo Cardoso.

O Dia Mundial sem Carro foi instituído na França, em 1997, e passou a ser celebrado no Brasil na primeira década dos anos 2000. O objetivo da data é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis e motos nas cidades. Segundo dados de 2016 do IBGE, Cabo Frio tem 98.211 veículos, dos quais 59.386 são carros de passeio.