Cabo Frio define programação da 30ª Semana Teixeira e Sousa

Evento será on-line com diversas atrações culturais transmitidas pela página oficial da Prefeitura no Facebook

Já está definida a programação da 30ª Semana Teixeira e Sousa, que será realizada entre os dias 21 a 28 de março, em Cabo Frio. Devido à pandemia do Covid-19 toda programação será on-line e transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura Municipal.

O evento tem início no próximo dia 21, a partir das 15h, com uma cerimônia de abertura e participação do prefeito José Bonifácio, da vice-prefeita Magdala Furtado, e do secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues. Durante toda semana acontecerão apresentações literárias, teatrais e musicais.

Também haverá mesa redonda com representantes dos movimentos negro e quilombola, e ainda a presença do Cônsul Honorário do Cabo-Verde, Pedro Antônio dos Santos, do Cônsul Geral de Angola, Mateus de Sá Miranda Neto, além de oficinas, exposições virtuais e contação de histórias.

Criada por meio da Lei Municipal nº 1106/1991, a Semana Teixeira e Sousa faz parte do calendário oficial do município desde 2012 e passou a constar também no calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro pela Lei Estadual nº 6290/2012.

Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa foi um escritor, poeta e dramaturgo cabo-friense, pioneiro do romance brasileiro. Filho do comerciante português Antônio Gonçalves, e da negra Ana Teixeira de Sousa, faleceu aos 49 anos. Autor da obra “O Filho do Pescador”, inspirou o jovem Machado de Assis, que escreveu um longo poema dedicado ao escritor cabo-friense, chamando-o inclusive de Gênio Americano.

O secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues, ressaltou a importância do escritor e exaltou a realização da trigésima edição do evento.

“A comunidade cabo-friense se orgulha de ter entre seus filhos o primeiro escritor negro e membro da Academia Brasileira de Letras. A Semana Teixeira e Sousa, com projeção nos mais diferentes meios, como acontece há 30 anos, passou a ser um fator agregador de valores literários e artísticos oriundos de diferentes partes do Brasil e do mundo”, concluiu

Confira a programação completa:

21/03 – DOMINGO
15h – Abertura com fala do prefeito José Bonifácio, da vice-prefeita Magdala Furtado e do secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues
Ato comemorativo do dia internacional pela eliminação da discriminação racial
Vídeo teatral “Teixeira e Sousa”
Vídeo poema “Filho Reconhecido”
Apresentação musical com a banda Tensores
18h – Mesa redonda “Narrativas Literárias e as Novas Tecnologias”, com Audino Vilão, Isabelle Reis, professor Moisés e Vanessa Vieira

22/03 – SEGUNDA-FEIRA
15h – Oficina gratuita “Identidade Feminina na Escrita”, com Andrea Rezende
18h – Mesa redonda “Quando o Livro é Proibido”, com Rafael Alvarenga, Jiddu Saldanha, Clara Savelli, Fábio Lanati e Milner Fernandes.

23/03 – TERÇA-FEIRA
15h – Oficina gratuita “Fonte de Inspiração – A Construção da Poesia”, com Maurício Cardozo
18h – Mesa redonda “Carolina de Jesus e as Mulheres Negras na Literatura”, com Rosana Silva, Ana Carolina Moreira, Elaine Lopes, Lia Vieira e Elisa Lucinda

24/03 – QUARTA-FEIRA