Cabo Frio fecha parceria com Universidade Veiga de Almeida para exames de análise microscópica de animais atendidos no Canil Municipal

Termo de Cooperação Técnica entre instituição de ensino e Secretaria de Agricultura foi firmado nesta quinta (25)

O Canil Municipal de Cabo Frio passa a oferecer, a partir da próxima segunda-feira (29), exames de análise microscópica dos animais internos e da população de baixa renda atendidos gratuitamente no local. O serviço será oferecido graças a um Termo de Cooperação Técnica, firmado nesta quinta-feira (25), entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, e a Universidade Veiga de Almeida (UVA).

A parceria entre o poder público municipal e a instituição privada de Ensino Superior também compreende a realização de estágio não obrigatório de alunos do curso de Veterinária da Veiga de Almeida no Canil Municipal, que fica na Fazenda Campos Novos, em Tamoios.

Os últimos detalhes do Termo foram discutidos em uma reunião de que participaram a secretária municipal de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito; a superintendente do Canil, Carmem Duarte; o superintendente agrícola da Secretaria de Agricultura e Pesca, Fanini Lopes; a coordenadora do Curso de Veterinária da UVA, Júlia Martins; e a coordenadora acadêmica, Flávia Targa Martins.

A secretária de Agricultura salientou a importância de mais um avanço para a causa animal do município, com base na união de forças com outros segmentos da sócia.

“É uma parceria que vem em um momento muito oportuno em que estamos com várias ações em prol da causa animal no nosso município, através da Secretaria de Agricultura e Pesca. É muito importante essa parceria público-privada, quando o poder público une forças com a população e a iniciativa privada. Ninguém faz nada sozinho. As ações tendem a ter um melhor resultado, tendo em vista o envolvimento de diferentes segmentos”, destaca Katyuscia.

A coordenadora do curso de Veterinária da UVA, Júlia Martins, destacou o aprendizado dos universitários que será proporcionado durante o estágio.

“Acreditamos que essa parceria será uma grande oportunidade de aprendizado para os alunos
de Medicina Veterinária da Universidade Veiga de Almeida Campus Cabo Frio. Além de poder cooperar com o trabalho da Prefeitura, será possível avaliar a prevalência e morbidade de importantes doenças que são transmitidas entre humanos e animais. A ideia é que com a parceria seja possível também enviarmos alunos para estágio voluntário, o que traz um benefício mútuo e especificamente para o nosso curso de graduação, que busca formar profissionais capacitados para o mercado”, planeja.

Desde fevereiro, o Canil Municipal de Cabo Frio oferece consultas veterinárias gratuitas em cães e gatos da população de baixa renda. Os atendimentos são feitos de segunda a quinta-feira, em dois horários: das 13h às 16h (segundas, quartas e quintas-feiras) e das 9h às 12h (terças-feiras). As sextas-feiras são dedicadas aos atendimentos internos aos animais que já estão no Canil, situado na Fazenda Campos Novos (Rodovia Amaral Peixoto – RJ-106, Km 124, Tamoios).

Em abril, foi iniciado o programa AgroVet, de atendimento veterinário gratuito aos animais de grande porte de pequenos criadores e produtores rurais em situação de vulnerabilidade social. O serviço é realizado às terças-feiras, por agendamento, que deve ser feito de quarta a sexta-feira, pelo WhatsApp (22) 99891-0933 ou pelo e-mail agriculturaepesca@cabofrio.rj.gov.br.