Cabo Frio já oferece consultas de radioterapia na cidade

A Prefeitura de Cabo Frio conseguiu uma importante vitória na área da Saúde. Começaram nesta terça-feira (13) as consultas para o atendimento de radioterapia, feito pelo SUS, na cidade. Esta era uma reivindicação antiga dos pacientes que precisam deste tipo de exame de alta complexidade, e que ainda não era feito no município.

Vigilância Ambiental reforça o combate ao Aedes aegypti

Bike Night promove o segundo pedal solidário nesta quinta (15)

A Secretaria Municipal de Saúde está, há alguns meses, em tratativas com o Governo do Estado para a habilitação da Onkosol para a realização das consultas radioterápicas na cidade. A liberação definitiva da documentação foi feita na semana passada.

Para se ter uma ideia, os pacientes da cidade e da região que precisavam ser atendidos no serviço de radioterapia tinham que se deslocar até Campos dos Goytacazes ou para a capital para fazer este tratamento, que, na maioria das vezes, é associado a sessões de quimioterapia. O fato de não ter que fazer este deslocamento facilita nas condições de atendimento e tratamento destes pacientes.

Para a médica Maria Carolina Lopes, que foi a responsável pelas primeiras consultas na tarde desta terça-feira, a população de Cabo Frio terá à disposição um serviço de excelência. “Como médica, me sinto muito feliz por saber que podemos propiciar um atendimento de qualidade para todos, com alta tecnologia e os recursos mais modernos na área de radioterapia, pelo SUS, na nossa cidade. Um tratamento deste nível sendo ofertado com igualdade para todos que necessitem, sem que estas pessoas precisem passar por deslocamentos tão longos, que interferem, inclusive, na efetividade do tratamento”, explicou a médica.

Ficou definido que Cabo Frio vai ofertar, inicialmente, 20 vagas por meio da regulação da Secretaria Estadual de Saúde, com um atendimento regionalizado. Ao longo dos meses, haverá um ajuste da quantidade de vagas, de acordo com a capacidade do prestador do serviço e de acordo com os recursos disponibilizados para custear o procedimento. Nesta terça-feira (13) estavam previstas quatro consultas, sendo uma de um paciente de Rio das Ostras e três de Cabo Frio.

O secretário municipal de Saúde, Roberto Pillar, ressalta a importância desta conquista para os moradores da cidade. “É uma conquista da cidade de Cabo Frio e de toda a Baixada Litorânea a população ter à disposição um tratamento deste nível na cidade. O paciente que precisa da radioterapia não terá mais que se deslocar para o Rio de Janeiro ou para Campos dos Goytacazes, em uma viagem longa e desgastante. Além disso, também é o fruto do trabalho de um ano da equipe de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, que organizou todo o sistema de regulação de alta complexidade e de convênios da saúde do município, possibilitando que esta importante etapa fosse alcançada”, avaliou o secretário.

O que é a radioterapia? – É um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir ou impedir que as células de um tumor aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.

Cerca de 50% dos pacientes com câncer é tratada com radiações. É cada vez maior o número de pessoas que ficam curadas com este tratamento. Quando não é possível obter a cura, a Radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. As aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes. Para muitos deles, a radioterapia é bastante eficaz, fazendo com que o tumor desapareça e a doença fique controlada, ou até mesmo curada.