Em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, a Prefeitura de Cabo Frio marcou a data com uma capacitação dos assistentes sociais e servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O treinamento aconteceu durante todo o mês e abordou práticas de atendimento humanizado e o combate ao capacitismo.
O evento foi organizado pela Superintendência de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Superintendência de Proteção Social Básica, e integra uma série de ações voltadas à inclusão e conscientização.
A capacitação focou no aprimoramento do atendimento nos CRAS e no fortalecimento do combate ao capacitismo, que é o preconceito contra pessoas com deficiência. Para a assistente social Raquel Simas, iniciativas como essa são fundamentais.
“Os CRAS são a porta de entrada para os usuários com deficiência. É essencial que o atendimento seja feito com dignidade e respeito, evitando a romantização ou dramatização dessas pessoas. Todos têm direito a ocupar espaços de forma igualitária, e isso passa por servidores alinhados às políticas públicas e leis em vigor.”, disse Raquel
O treinamento incluiu ainda orientações práticas sobre um atendimento inclusivo e destacou a importância de fortalecer o conhecimento das legislações que garantem os direitos das pessoas com deficiência.
A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, busca sensibilizar a sociedade sobre as questões relacionadas à deficiência e encorajar a defesa dos direitos dessas pessoas, promovendo uma compreensão mais ampla sobre suas necessidades e contribuições. Este ano, o tema da ONU é “Unidos em Ação”, reforçando a importância de uma sociedade coesa na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.