Cabo Frio promove ações em alusão aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Programação no município acontece até 13 de dezembro

A partir desta sexta-feira (18), a Prefeitura de Cabo realiza uma série de ações para marcar a campanha anual e internacional dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. No Brasil, a mobilização acontece de 25 de novembro a 10 de dezembro e abrange diversas datas comemorativas.

A programação é uma iniciativa da Superintendência dos Direitos da Mulher (Sudim) e começa com a capacitação para implantação do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam) de Rio das Ostras. Além disso, haverá também treinamento para o Centro de Atendimento Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) e para a Guarda Civil Municipal (GCM) Patrulha Maria da Penha, ambos de Cabo Frio.

“Anualmente, nos organizamos para promover uma agenda de ações e atividades com campanha de sensibilização e divulgação de pautas que denunciem a violência contra a mulher, colocando o assunto no centro do debate. Assim, do dia 25 de novembro, que é o Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher, até o dia 10 de dezembro, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos, marcamos o período com eventos diversos na busca de conscientizar, minimizar e, quem sabe, exterminar esse fenômeno de sofrimento na vida das mulheres”, afirmou a superintendente dos Direitos da Mulher, Tânia Lopes.

Na terça (22), das 13h às 17h, é a vez da capacitação para os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), além das equipes da Sudim e do Ceam Cabo Frio.

No mesmo dia, às 15h, haverá visita técnica ao Ceam das estagiárias do curso de psicologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Mariana Mendonça da Silva e Maria Luiza Dias Tenório Gonçalves, para apresentação do trabalho “Violência de gênero”, uma reflexão sobre a Lei Maria da Penha.

Na quarta (23), a superintendente da Sudim, Tânia Lopes, participa do lll Seminário Formativo – Políticas para as mulheres: caminhos e desafios, do curso Mais Mulheres na Política, no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/ RJ).

Programação 16 Dias de Ativismo

Quarta, 23/11
9h às 17h
Sensibilização da GCM de Cabo Frio para formação da Patrulha Maria da Penha.
Público-alvo: guardas civis que irão fazer parte do efetivo.
Local: sede da GCM

Quinta, 24/11
8h30 às 10h30
Dinâmica com o tema “A mulher, as relações de gênero e os direitos femininos” e apresentação do serviço prestado pelo Ceam Cabo Frio.
Público-alvo: mulheres atendidas na LBV.
Local: Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado na Avenida Joaquim Nogueira, 772, São Cristóvão.

Sexta, 25/11
14h às 17h
Roda de Conversa do Comdim sobre a mulher, seus direitos e as relações socioambientais.
Local: Charitas

Quinta, 01/12
9h
“SOS Mulher”: reunião ampliada para o fortalecimento e estabelecimento de fluxo de trabalho da Rede de Proteção e Segurança à Mulher.
Local: sede do Ceam

Segunda, 05/12
Manhã e tarde
Capacitação do efetivo da GCM selecionado para operar na Patrulha Maria da Penha.
Local: sede do Ceam

Terça, 06/12
14h às 17h
Local: Shopping UnaPark, Unamar, Tamoios.

Quarta, 07/12
9h às 16h
3º Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher
Local: Campos.

Terça, 13/12
10h
Aula inaugural do Projeto Empoderadas, no bairro Jardim Esperança.
Local: sede da Assistência Social no Jardim Esperança, localizada na Rua Dimas Teixeira, 191.