Prefeitura celebra o Novembro Negro com diversas atividades nas escolas da rede municipal

As atividades presenciais e remotas acontecem ao longo do mês dedicado à potencialização de ações efetivas referentes à pauta antirracista

A Secretaria de Educação de Cabo Frio preparou uma programação dedicada ao reforço e potencialização das ações de conscientização e combate à intolerância racial, praticadas na rede municipal de Cabo Frio, por meio do Novembro Negro. A campanha faz parte do calendário oficial da cidade desde 2019, quando foi aprovada a Lei Nº 3.065, com o objetivo de assegurar a educação das relações étnico-raciais.

A abertura das atividades do “Novembro Negro – Agbara – Força, potência e consciência – 2022” ocorreu em formato virtual, no canal de Youtube da Coordenadoria de Formação Continuada (https://www.youtube.com/watch?v=AT7x3PGhYWw). A ação contou com a participação da secretária de Educação, Elicéa da Silveira; da gestora educacional da Secretaria de Educação, Márcia Tardelli; do professor doutor pela UFFRJ, Max Fabiano Rodrigues de Oliveira e da responsável técnica pela nutrição escolar da rede municipal, Fabiana Rosa.

A programação ocorre também nas escolas municipais com palestras e atividades. Entre as ações, a Creche Escola Municipal Professora Marília de Teves Moreno, no bairro Manoel Corrêa, recebeu trancistas, com o objetivo de valorizar a beleza afro dos alunos. A Escola Municipal João Evangelista, no bairro Botafogo, em Tamoios, recebeu a palestra “Nossas Africanidades” e os alunos da Escola Municipal Domingos Gouvêa, no Portinho, visitaram o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, além do Morro da Guia.

O Colégio Rui Barbosa participou ainda de um sarau itinerante com a dinamizadora de História e Cultura Afro e Indígena, professora Aline Santos, e a dinamizadora de Educação Física, professora Luciana El Bainy, ambas servidoras da Secretaria de Educação.

Nesta terça-feira (22), às 18h30, também pelo canal de YouTube, acontece uma formação destinada aos educadores e servidores da Secretaria de Educação, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IFCS/UFRJ. O tema é “Colorismo – Racismo e suas violências em diferentes tons de pele”. A palestra será ministrada pela socióloga a pedagoga, Patrícia Costa Pereira da Silva; pela jornalista Ingrid David e pela graduanda em Ciências Socias Larissa Balbino.

A Prefeitura de Cabo Frio promove ainda, ações do projeto “Novembro Negro”, com programação extensa que pode ser conferida no link a seguir – https://cabofrio.rj.gov.br/prefeitura-de-cabo-frio-divulga-programacao-do-novembro-negro/

Últimas Notícias

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique aqui. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005