Cabo Frio realiza evento para celebrar o Bicentenário da Independência

Solenidade de abertura acontece em frente à sede da Prefeitura, às 9h. Atividades serão realizadas na Casa do Bicentenário e na Casa de Cultura José de Dome

Para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil, comemorado nesta quarta-feira (7), a Prefeitura Municipal de Cabo Frio preparou uma programação com diversas ações para marcar a data. As atividades comemorativas serão realizadas na Casa do Bicentenário, espaço inaugurado no último ano, ao lado do Parque Municipal da Fonte do Itajuru; e na Casa de Cultura José de Dome, o Charitas.

A abertura acontece às 9h, em frente à sede da Prefeitura, com hasteamento da bandeira do Brasil e apresentação musical com o Coral Marearte. A partir das 11h, será realizada uma solenidade de instalação do Núcleo do Programa de Educação e Cultura Ambiental, na Casa do Bicentenário, que também recebe, a partir do meio-dia, a Feira Cultural e Afroempreendedora Dandaras.

Na parte da tarde, às 14h, a Casa do Bicentenário recebe o “Pintando o Sete”: oficinas de artes com crianças, com a participação do artista plástico Noah. Às 16h terá uma apresentação musical. Na parte da noite, às 19h no Charitas, será realizado um painel com o tema “Maria Felipa: Rainha Invisibilizada da História de Independência”, com a pesquisadora e estilista Liana Santos.

As atividades seguem na quinta-feira (8), na quarta-feira (14), e se encerram no dia 28 de setembro com atividades para crianças dos Cras do município, na Casa do Bicentenário. Confira a programação completa:

Quarta-feira (7)
9h – Solenidade de Hasteamento da Bandeira – Apresentação do Coral Marearte (Sede da Prefeitura)
11h – Solenidade de Instalação do Núcleo do Programa de Educação e Cultura Ambiental – Secretaria de Meio Ambiente (Casa do Bicentenário)
12h às 17h: “Dandaras: Feira Cultural e Afroempreendedora” (Casa do Bicentenário) 14h – “Pintando o Sete”: oficinas de artes com crianças – participação do artista plástico Noah (Casa do Bicentenário)
16h – Apresentação Musical (Casa do Bicentenário)
19h – Painel: “Maria Felipa: Rainha Invisibilizada da História de Independência” com a pesquisadora e estilista Liana Santos (Charitas)

Quinta-feira (8)
18h – “Independência, Formação do Estado, Cidadania e a Questão Racial – conferência com o Dr. Roberto Luís Machado Martins, escritor e doutor em História Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Charitas)
19h – “Ecos do Bicentenário da Independência em Cabo Frio” – mesa redonda com os autores cabo-frienses da coletânea sobre o Bicentenário (Charitas)

Quarta-feira (14)
15h – Exposição do tema “Violação de direitos e a política de enfrentamento à violência contra a mulher – Equipe técnica Sudim (Superintendência dos Direitos da Mulher); Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) (Casa do Bicentenário)
16h – Atividade de atendimento à saúde da mulher – Projeto de Coleta de Preventivo Comunitária – Programa de Extensão da Universidade Veiga de Almeida – (Casa do Bicentenário).

Encerramento: Atividades para as crianças do Cras do município – atividades artísticas, lúdicas e esportivas – (Casa do Bicentenário)
27/09: 9h da manhã e 28/09: 14h da tarde

Últimas Notícias

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique aqui. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005