Cabo Frio renova parceria entre a Secretaria de Educação e a CCR-Via Lagos no Programa Caminhos para a Cidadania

Assinatura do convênio foi realizada nesta quinta (6), na sede da pasta

O convênio entre a Secretaria de Educação de Cabo Frio e a CCR-Via Lagos, por meio do Programa Caminhos para a Cidadania, foi renovado com a assinatura dos papéis, na sede da pasta, nesta quinta-feira (6). A ação socioeducacional promove ensinamentos e reflexões, por meio de cursos sobre cidadania, que são direcionados aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I da rede municipal.

Estavam presentes a secretária de Educação, Elicéa da Silveira; a gestora pedagógica, Márcia Tardelli, a coordenadora da Formação Continuada da pasta, Débora Ribeiro; e as representantes da CCR-Via Lago; a gerente de Comunicação do grupo, Luciana Sampaio; e a gestora de relações governamentais do Rio de Janeiro, Paula Magalhães.

Entre as ações desenvolvidas ao longo do ano letivo estão seminários e webinários, cursos EAD, curadoria educativa, entre outras. Somente em 2021, as atividades tiveram a participação de 135 professores e 3.893 alunos em 48 escolas do município. Uma taxa de efetividade, segundo dados do convênio, de 75%.

Para o segundo semestre deste ano, está prevista a realização do projeto Buzum, que vai acontecer, na próxima quinta-feira (13), em duas escolas municipais, Maestro Rui Capdeville e Manoel Mendes de Souza, com sete sessões por dia, sendo cada sessão com duração média de 25 minutos e capacidade de até 60 pessoas. Além dele, também está previsto o Projeto Comunidades Criativas, que propõe atividades de grafitagem nas escolas. O tema que vai reger as atividades, neste ano, é “Sou, porque somos: Diversidade e Empatia no contexto escolar”.

O programa “Caminhos para a Cidadania” oferece uma abordagem didático-pedagógica desenvolvida para trabalhar especialmente questões relativas à cidadania, tais como: Cidadania Digital; Educação Financeira; Diversidade e Inclusão; Educação no Trânsito e Ambiental, entre outros. A iniciativa já atendeu, desde a criação em 2002, mais de 3,4 milhões de alunos, mais de 131 mil educadores e já esteve em 118 municípios.