Fiéis se empenharam na confecção dos tapetes, que fazem parte das celebrações religiosas
A manhã desta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, foi marcada pela confecção dos tapetes de Corpus Christi, na região central de Cabo Frio. A retomada da tradição ocorre após dois anos de pandemia. Logo no início da manhã, centenas de fiéis foram para a Praça Porto Rocha para a produção dos tapetes.
Trinta toneladas de sal foi disponibilizadas para a confecção de 50 tapetes, pela comunidade paroquial. Toda a produção foi acompanhada de perto pela advogada aposentada Nilze Faustino, que está visitando Cabo Frio pela primeira vez.
Para ela, que é de Campinas (SP), a retomada de uma tradição tão bonita quanto a de Corpus Christi, é importante e transmite a sensação de esperança.
“Estou visitando Cabo Frio pela primeira vez e tive a grata surpresa de me deparar com esse clima gostoso, familiar e de muita fé, que é a confecção dos tapetes de sal. Após dois anos de isolamento social, ver a tradição sendo retomada, nos dá a certeza de que dias melhores virão e tudo vai melhorar”, afirma a turista.
A Prefeitura de Cabo Frio e a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, com apoio do 25° Batalhão da Polícia Militar e da 126 DP, organizaram um esquema especial, para manter o ordenamento e a segurança dos fiéis. Durante todo o dia, o entorno da Praça Porto Rocha contou com a presença da Guarda Civil Municipal e também de policiais militares.
Para o padre Marcelo Chelles, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, a volta da procissão e dos tapetes é vista por toda comunidade paroquial com muita alegria.
“Retomamos a tradição dos tapetes de Corpus Christi, confeccionados para a procissão, depois de dois anos de pandemia. Isso é muito emblemático para todos nós, pois podemos dar o testemunho público da nossa fé. Agradecemos a todos os envolvidos, que tanto contribuíram para que a nossa cidade possa celebrar mais uma vez, com brilhantismo, essa data tão significativa para nós católicos, quando nós honramos Jesus Cristo no santíssimo sacramento do altar”, afirma o sacerdote.
A confecção dos tapetes começou às 8h e seguiu até 13h. A missa acontece hoje, às 18h, seguida da procissão. Mais tarde, às 20h, será realizado show na Praça Porto Rocha, com o cantor Tom Zahir.
RUAS INTERDITADAS ATÉ MEIA-NOITE
Atenção motoristas, por conta das celebrações de Corpus Christi, as ruas do entorno da Praça Porto Rocha estão interditadas e permanecem fechadas até a meia-noite de sexta-feira (17).
As ruas interditadas são: Rua Teixeira e Souza / Rua João Pessoa; Rua Raul Veiga / Lopes da Guia; Rua Raul Veiga / Santos Dumont; Largo Santo Antônio / Rua Jardim Silva; Av. Nossa Senhora da Assunção / Travessa Maçônica; Rua Raul Veiga / Rua Miguel Couto; Rua Jonas Garcia / Rua José Watzl Filho.