Cabo Frio sedia capacitação para Vigilância do Câncer relacionado ao trabalho

Oficina regional foi realizada em parceria com o Inca sendo direcionada aos profissionais de saúde da Baixada Litorânea

Uma parceria da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Baixada Litorânea e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), promoveu a Oficina de Capacitação para Vigilância do Câncer relacionado ao trabalho. O evento, que foi realizado durante essa quarta-feira (19), aconteceu no auditório da Universidade Estácio de Sá.

O evento faz parte das atividades promovidas em alusão ao Abril Verde, mês de iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O movimento, que é oficialmente celebrado no dia 28 de abril, surgiu em memória às vítimas de acidente de trabalho, e permanece buscando conscientizar sobre a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

“Realizar atividades de capacitação, troca e integração entre os municípios da Baixada Litorânea, com objetivo de trazer mais fortalecimento para a Saúde do Trabalhador, é um ganho regional, que Cabo Frio tem o prazer de sediar. Trazer luz às demandas dos profissionais das redes, que fazem saúde diariamente, é efetivamente buscar mais cuidado para nossos técnicos, valorizando quem se dedica incansavelmente a cuidar do próximo. Que possamos ter ambientes cada vez mais aptos, acolhedores e preparados para atender nossas equipes e pacientes. Que Cabo Frio possa ser uma referência na busca por conhecimentos em prol da prevenção em saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, Janio Mendes.

“Esse é um tema muito importante, pois trata exatamente da saúde de quem quer fazer saúde para o próximo. A atuação da saúde do trabalhador ainda tem um déficit, um campo que muitas vezes recebe menos dedicação e importância, mas sempre destaco que se não tivermos saúde não temos como cuidar do outro, e não teremos como promover saúde dessa forma. Agradeço a presença de cada município e a participação do Inca e dos profissionais das redes de saúde municipal e particular”, disse a secretária adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Francislene Casemiro.

“O câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, é de suma importância falarmos sobre. Essa é uma iniciativa em que só teremos sucesso se todos estiverem envolvidos. Temos que trabalhar na prevenção para que possamos reverter e diminuir a morbimortalidade do câncer. Nosso objetivo principal é trabalhar para aumentar a visibilidade para esses casos, para isso debatemos e discutimos algumas estratégias com todos. Hoje foi concretizado um grande desejo de estarmos em Cabo Frio para realizar essa troca de experiência e acolhimento”, disse Ubirani Barros Otero, epidemiologista da área técnica ambiente, trabalho e câncer do Inca.

Durante o dia, palestras como “Situação do câncer no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro”; “Câncer relacionado ao trabalho e ao ambiente”; “Exposição a agentes cancerígenos ocupacionais/ambientais” e “câncer: agrotóxicos e benzeno”; Exposição a agentes cancerígenos ocupacionais/ambientais e câncer: mineração, amianto e radiações; Identificação de atividades produtivas que utilizam produtos cancerígenos em qualquer fase do processo produtivo, entre outros, foram apresentadas aos profissionais de saúde.

Além da participação de diversos municípios da Baixada Litorânea, a mesa de abertura do evento foi composta por Cristiane Falque, coordenadora do Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea; a secretária adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Francislene Casemiro, representando o secretário de Saúde de Cabo Frio, Janio Mendes; Ubirani Barros Otero, epidemiologista e gerente da Área Técnica Ambiente, Trabalho e câncer do INCA; Fernanda de Albuquerque Melo Nogueira, epidemiologista da Área Técnica Ambiente, Trabalho e câncer do Inca e Fernanda Voietta Pinna, analista da Área Técnica Ambiente, Trabalho e câncer do Inca.