Secretários municipais percorrem unidades escolares de Cabo Frio durante esta quinta-feira (20)

Visitas aconteceram na região central da cidade, no Jardim Esperança e no distrito de Tamoios

Em continuação ao plano de ações do projeto Escola Segura em Cabo Frio, a secretária de Educação, Elicéa da Silveira, e o secretário de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França, percorreram diversas unidades escolares da cidade nesta quinta-feira (20). Os encontros com as equipes diretivas, alunos, professores e funcionários tiveram como um dos objetivos garantir a tranquilidade nos trabalhos e disseminar, junto à comunidade escolar, a cultura de paz e ordem.

A secretária adjunta de Educação em Tamoios, Izabel Cristina Almeida, e o coordenador da Guarda Civil Municipal em Tamoios, Alex Costa, realizaram a mesma ação no distrito.

Diversas ações ganharam força em Cabo Frio no mês de abril, como o reforço na segurança, por meio de rondas escolares com guardas municipais e policiais militares; a ampliação das palestras sobre bullying; a utilização das redes sociais e outros temas; a divulgação de materiais gráficos para auxílio nas possíveis denúncias; e a instituição de comissões para conscientização, prevenção e enfrentamento à violência e promoção dos direitos da criança e do adolescente nas escolas.

Além de todas as medidas de prevenção já adotadas, nesta quinta-feira, houve uma mobilização coletiva e importante para discussões sobre a importância da paz nas unidades escolares. A secretária de Educação, Elicéa da Silveira, enfatizou a importância do trabalho em conjunto e de ações constantes e pacificadoras.

“É fundamental que essa ação seja contínua e envolva não apenas as equipes diretivas, mas também toda a comunidade escolar, incluindo os alunos, professores, funcionários e principalmente a família dos alunos. É importante que todos se sintam envolvidos e comprometidos com a construção de um ambiente seguro e pacífico”, afirmou Elicéa da Silveira.

Já o secretário de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França, destacou a importância da parceria entre as duas Secretarias para garantir a segurança nas escolas de Cabo Frio. Ele ressaltou que o trabalho conjunto entre as secretarias e a participação da comunidade são essenciais para enfrentar os desafios relacionados à violência e ao bullying nas unidades.

“Nossas ações demonstram o compromisso com a segurança e com a educação dos nossos alunos. É importante que essas ações sejam contínuas e que haja uma participação ativa de todos. A disseminação da cultura de paz e a conscientização sobre a importância da prevenção e enfrentamento à violência são fundamentais para garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor”, finalizou Ruy França.