Cabo Frio sediará Seminário Regional de Saúde do Trabalhador

Inscrições podem ser feitas até dia 24 de abril

O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea (CEREST BL), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPTRJ), realizará um Seminário Regional de Saúde do Trabalhador. O evento será no dia 26 de abril, das 8h às 13h, na Universidade Estácio de Sá. Os interessados em participar podem fazer a inscrição através do e-mail eventoscerestbl@gmail.com, até o dia 24 de abril. O seminário é aberto ao público e contará com atividades preventivas e educativas.

A programação celebra o “Abril Verde”, mês que contempla duas datas importantes que marcam a temática saúde do trabalhador: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde e 28 de abril, Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Com o tema “Gerir riscos, prevenir acidentes e promover a saúde do trabalhador”, o seminário vai reunir público dos nove municípios de área de abrangência da CEREST BL, são eles: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema. Seguem abaixo alguns dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (OSST)

Dados Nacionais

ACIDENTES DE TRABALHO REGISTRADOS

4.676.605 acidentes no país desde 2012 até 26/03/19.

789 mil acidentes somente em 2018.

1 acidente estimado a cada 48 segundos, no Brasil.

MORTES ACIDENTÁRIAS NOTIFICADAS

17.387 mortes acidentárias notificadas de 2012 até 26/03/19

1 morte é estimada a cada 3 horas, no Brasil.

2.975 mortes somente em 2018.

GASTOS PREVIDENCIÁRIOS

R$ 80 bilhões gastos com auxílio-doença e aposentadorias precoces por invalidez, decorrentes de acidentes de trabalho e doenças laborais, de 2012 até 26/03/2019.

Dados do Estado do Rio de Janeiro

ACIDENTES DE TRABALHO REGISTRADOS

O Estado do Rio de Janeiro registrou 118.082 acidentes de trabalho de 2012 até 2017. Os municípios de Macaé, Rio de Janeiro e Duque de Caxias, são os locais onde mais ocorreram acidentes no período: 12.808, 10.104 e 9.502, respectivamente.

MORTES ACIDENTÁRIAS NOTIFICADAS

925 acidentes de trabalho com mortes, de 2012 até 2017.

GASTOS PREVIDENCIÁRIOS

Foram registrados no Estado do Rio de Janeiro 87 mil auxílios-doença por acidente do trabalho e o impacto previdenciário dos afastamentos foi de mais R$ 1 bilhão, no período de 2012 até 2017.

Dados Mundiais

2,7 milhões de trabalhadores e trabalhadoras morrem todos os anos, devido a acidentes de trabalho e doenças relacionadas com o trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

4% do PIB mundial é gasto com acidentes de trabalho.