Cultura promove encontros das Câmaras Setoriais para fortalecimento da classe artística

Segmentos culturais se reúnem com objetivo de identificar demandas e potencialidades

Reunir os artistas da cidade para o fortalecimento dos diversos segmentos da cultura no município de Cabo Frio. É com esse intuito que a Secretaria Municipal de Cultura trabalha na criação e funcionamento das Câmaras Setoriais.

O movimento começou em julho do ano passado, quando a gestão da pasta identificou que o Conselho Municipal de Cultura estava ativo, porém não havia encontros regulares específicos de cada segmento artístico na cidade, para discutirem suas demandas e potencialidades.

Atualmente existem 11 câmaras com os segmentos culturais de teatro, dança, música, literatura, artesanato , artes plásticas, Carnaval (blocos e escolas de samba), cultura afro, produção cultural, audiovisual, LGBT.

O superintendente de Cultura, Matheus Lima, explica que essas unidades são importantes porque dão voz ao coletivo.

“O conselheiro, quando vota questões relativas à política cultural do município, não deve votar como indivíduo, mas como representante do segmento que representa. A lei que institui a criação do Conselho sugere a criação dessas câmaras, para que a voz do conselheiro seja resultado das discussões feitas pelo segmento”, explica o superintendente.

Ainda segundo ele, a atual gestão da pasta tem como premissa a participação da sociedade civil para que o poder público possa decidir o que é importante culturalmente para a cidade.

“A gestão precisa ser democrática e popular. Entendemos que é fundamental iniciar um processo para auxiliar a sociedade civil no sentido de mobilização e organização para criar e fortalecer esses encontros. Esses 11 segmentos hoje têm voz e possibilidade de participação dentro da política cultural da cidade”, afirma Matheus Lima.

A atual gestão da pasta, além de mobilizar a classe artística da cidade e criar nela uma consciência de sua força e potência, visa também gerar uma autonomia desses coletivos, de modo que eles se mantenham em diálogo com o poder público, mas que ultrapassem as diferentes gestões.

“Temos que abrir possibilidade de participação do povo na construção de políticas culturais da cidade. Esse movimento vem do povo e tem que existir independente da gestão, com potência, organização e mobilização da sociedade civil”, acrescenta Matheus.

E o esforço já apresenta os primeiros resultados. Em menos de um ano de atuação foi elaborada a minuta de criação do Conselho Municipal de promoção da Igualdade Racial, fruto das reuniões da câmara setorial de Cultura Afro. O documento foi elaborado totalmente com a participação da sociedade e se encontra na Câmara Municipal para votação.

Outra grande conquista foi a elaboração do Regimento Interno do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, resultado das reuniões da Câmara Setorial das Artes Cênicas.  O espaço foi construído em 1997 e até hoje não possui o documento que estabelece as regras para o seu funcionamento. O documento está em fase de finalização.

“O acesso à cultura é um direito constitucional; e o dever do poder público de dar acesso à cultura, valorizar e financiar a cultura também está na Constituição. Mais do que querer alguma coisa, temos que lutar pelos nossos direitos”, conclui Matheus Lima.

Próximas reuniões:

Até o final deste mês de abril, serão realizadas as seguintes reuniões ordinárias dos segmentos culturais: Música, no dia 16, às 18h, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb; Produção Cultural, no dia 7, às 18h30min, no Solar dos Massa;  Artesanato, no dia 24, às 18, no Solar dos Massa; Artes Plásticas, no dia 25, às 18h30, no Solar dos Massa; Dança, no dia 27, às 10h, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb; e Carnaval, no dia 30, às 19h, no Charitas.