Cabo Frio terá novo comando na Delegacia da Capitania dos Portos

A cerimônia para passagem de comando acontecerá nesta quinta-feira (04)

Nesta quinta-feira (04) a Delegacia da Capitania dos Portos de Cabo Frio ganha um novo comando: sai o atual delegado, Alexandro Sarmento Vianna, e entra o novo, Geraldo Henrique Nascimento de Melo. Nesta terça-feira (02) os dois estiveram na Prefeitura de Cabo Frio para uma reunião com o secretário de Governo, Aquiles Barreto.

De forma breve, o prefeito José Bonifácio participou do encontro: deu as boas-vindas ao novo delegado e colocou a Prefeitura à disposição para parceria e continuidade dos serviços prestados pela Capitania. Também estiveram presentes o secretário de Administração, Ruy França, e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Miguel Alencar.

“Recebi o novo delegado da Capitania dos Portos e nos colocamos à disposição. Pontuamos as demandas, discutimos possíveis soluções, ouvimos os projetos que eles têm e conhecemos as atividades que estão realizando na área de jurisdição deles. É necessário valorizar os comandos e unir os poderes para que as ações possam ter mais corpo, se tornando mais fortes. Desejo que o novo delegado tenha sucesso em sua gestão”, disse o secretário de Governo, Aquiles Barreto.

Promovida de agência para Delegacia da Capitania dos Portos em 2018, o comando cabo-friense responde diretamente à Marinha do Brasil. Entre diversas competências, a Capitania tem atribuições como fiscalizar o cumprimento das legislações que regulam os tráfegos marítimos, fluviais e lacustres. Assim como realizar inspeções navais e vistorias; instaurar e conduzir inquéritos sobre fatos e acidentes de navegação e demais ações que visam a segurança e o ordenamento nos mares, lagos e rios.

“Para mim é uma satisfação ser recebido pelo secretário de Governo, Aquiles Barreto, e pelo prefeito José Bonifácio, assumindo o desafio de ficar à frente da Delegacia da Capitania dos Portos. Sei que tenho grandes demandas, mas com essa união de forças temos muito a ganhar em prol da sociedade de Cabo Frio e dos demais municípios atendidos pela jurisdição. Nesta primeira reunião, já visualizamos muitas demandas que poderemos atuar em conjunto”, disse Geraldo, que estará comandando a Delegacia pelos próximos dois anos.

A área de jurisdição da delegacia de Cabo Frio atende ainda os municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Bom Jardim, Carmo, Duas Barras, Iguaba Grande, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia, Sapucaia, Silva Jardim e Sumidouro.