Charitas fica lotado em evento para mulheres

A Casa de Cultura José de Dome (Charitas) ficou lotada nesta manhã do Dia Internacional das Mulheres (8). Dezenas de mulheres participaram do evento em homenagem à data. Com o tema “Fortalecendo Redes Institucionais de Mulheres”, a palestra foi ministrada pela coordenadora geral dos Direitos da Mulher da Prefeitura de Cabo Frio, Tereza Tenan, e pela advogada Margareth Ferreira. Já a psicóloga Aline Alves Maia palestrou sobre a “Violência Institucional de Gênero e Raça”.

SAIBA MAIS:

Coordenadoria da Pessoa Idosa inicia programação da Semana
da Mulher

Coordenadoria celebra o Dia da Mulher com série de palestras

Cras terão atividades em comemoração do Dia da Mulher

Durante toda a manhã o evento foi acompanhado por cerca de 60 mulheres. O prefeito Marquinho Mendes fez questão de acompanhar a programação acompanhado da primeira-dama, Kamilla Mendes e da vice-prefeita Rute Schuindt.

“As mulheres são fundamentais em nossa sociedade e precisamos dar um basta à violência e à desigualdade. Parabenizo a todas, em especial àquelas que fazem parte da administração municipal”, declarou o prefeito.

A programação do Dia Internacional da Mulher segue pelos próximos dias, em Cabo Frio, com apoio de várias secretarias e coordenadorias municipais. Nesta sexta-feira (9), por exemplo, a Coordenadoria da Mulher participa de roda de conversa na Universidade Estácio de Sá com debate sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres negras e a violência que a mulher ainda sofre por pertencer ao gênero feminino. O encontro será das 9h às 16h, com intervalo para o almoço de duas horas.

No domingo (11) tem edição especial da Feira do Horto com arte, gastronomia, chopp artesanal, produtos da terra, orquídeas, paisagismo e uma programação cultural em homenagem às mulheres por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Participarão a musicista, compositora e atriz cabo-friense Kerén-Hapuk, a professora Myllena Lopes, do Espaço de Yoga Hari Om, contação de história com Sá Soraya, e massagem e relaxamento com Daniele Oliveira, do Espaço Revigore Fisioterapia.

No dia 16 a programação retorna à Universidade Estácio de Sá, com a Coordenadoria da Mulher debatendo diversas questões que envolvem a mulher nos dias atuais. A conversa vai abordar desde as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na terceira idade, à sexualidade e o mercado de trabalho para a mulher, e as violências vivenciadas pelo segmento, desde o estupro à violência cibernética. O evento é das 9h às 16h.

A Secretaria de Assistência Social também entrou na programação promovendo atividades nos Cras. As comemorações começaram esta semana e seguem pelos próximos dias. No Cras de Tamoios tem palestra sobre “Assédio” na próxima terça-feira (13)  com a coordenadora geral dos Direitos da Mulher da Prefeitura de Cabo Frio, Tereza Renan. Já no Cras Central haverá um café da manhã com roda de conversa.

No dia 14, às 14h, a programação acontece no Cras do Jacaré com uma roda de conversa, tratamento de beleza, lanche e aula de dança. No dia 15, o Cras Manoel Corrêa também terá o dia da beleza. No Cras do Monte Alegre a programação terá oficinas de balé, dança, canto, lanche confeccionado pela oficina de culinária, lembranças feitas pela oficina de corte e costura e dinâmica de grupo com alusão ao dia da mulher.

Em Tamoios a programação fica por conta da Secretaria de Esportes, que organiza um Campeonato Feminino de Futsal, que acontecerá no próximo dia 25 no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva. As inscrições estão abertas até 19 de março. As equipes interessadas em participar devem se dirigir à administração do ginásio com a relação completa dos atletas e o nome do time, de segunda à sexta, das 9h às 17h. Para realizar a inscrição cada equipe deve doar 15 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições de Tamoios.