Começa a assinatura dos contratos do Minha Casa Minha Vida

Os sorteados no Programa Minha Casa Minha Vida – unidade Monte Carlo, no Jardim Esperança, em Cabo Frio, já começaram a assinar os contratos com a Caixa Econômica Federal. São pessoas que tiveram o cadastro aprovado com o banco e estão na reta final para receber o imóvel. A assinatura dos contratos começou a ser feita na manhã desta quinta-feira (1) no próprio empreendimento, e segue até quarta-feira (7). A entrega das chaves estava programada para o dia 9, mas devido a procedimentos internos precisou ser adiada para o dia 16, às 9h.

Apae recebe alimentos arrecadados no I Passeio Ciclístico Solidário

Caixa transfere entrega do Minha Casa Minha Vida para o dia 16

A ação está sendo organizada pela Secretaria de Assistência Social, pela Coordenadoria-Geral de Habitação e pela Coordenadoria-Geral de Convênios Públicos e Privados de Cabo Frio. Somente neste primeiro foram atendidas quase 600 pessoas (entre beneficiados e acompanhantes). Também houve eleição para síndico e Conselho Fiscal, que vão ajudar na organização das áreas comuns. Cada quadra terá um síndico e um conselheiro para auxiliar na manutenção do espaço e nas questões burocráticas. Funcionários da Prolagos também estiveram no local para tirar dúvidas sobre instalação de água.

A coordenadora de Geral de Convênios Públicos e Privados, Cláudia Magalhães, afirmou estar muito satisfeita com o resultado desse trabalho. “É uma grande satisfação poder fazer parte desse processo que vai beneficiar mais de 1800 famílias. Foram meses de muito trabalho, muitas pessoas envolvidas para chegar a esse resultado, mas graças a Deus a gente conseguiu finalizar com êxito. O empreendimento está muito legal, com acabamento excelente, as escolas são bem acabadas e agora é só alegria. Que Deus abençoe essas famílias que vão mudar pra cá”, contou ela.

Claudia ainda explicou que Secretaria de Assistência Social, a Coordenadoria-Geral de Habitação e Coordenadoria-Geral de Convênios Públicos e Privados vão auxiliar os moradores em todos os processos de acomodação num período de 18 meses após a entrega das chaves. As pastas vão monitorar e fiscalizar a execução do trabalho de gestão patrimonial e condominial realizado por duas empresas contratadas pelo programa.

O coordenador de Habitação, Eduardo Leal, comemorou o início de mais essa etapa para realização do sonho da casa própria. “Estou muito feliz. Foi um trabalho muito árduo, muito difícil, mas nós conseguimos. É como se fosse um filho nascendo. Com esse empreendimento a gente evita invasões e dá dignidade para as famílias. Temos projetos de outros empreendimentos, um com 1000 casas em Tamoios, e outro com 520 para funcionários públicos da Prefeitura”, explicou ele.

Futura moradora do empreendimento, Leda Dora Melo estava radiante com a conquista da casa. “Estou concretizando um sonho. Agora eu vou sair do aluguel, vou pagar o que é meu, graças a Deus. E para quem não acredita, fique firme, porque eu esperei e consegui”, contou a babá que e vai morar com a filha e o neto.

A costureira Eglantine Santos também era só sorriso. “Estou muito emocionada. Agora eu e meu esposo vamos sair do aluguel. Uma economia grande para o nosso bolso, sem falar que depois de pagar a casa ela será nossa. Estou muito feliz”, contou.

O Empreendimento Residencial Monte Carlo tem 1800 apartamentos de 45m² com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os sete condomínios do local possuem horta comunitária, playground, sala multiuso, guarita, área para armazenamento de lixo e uma área de lazer com churrasqueira. Também possuem quadras de futsal, tênis, peteca, banheiros masculinos e femininos com vestiários, uma academia ao ar livre, parque com brinquedos e duas salas multiuso.

Pelo menos 58 apartamentos foram adaptados para deficientes físicos: possuem rampas, banheiros adaptados e sinalização de vagas de estacionamento para deficientes. O empreendimento também construiu duas unidades de escolas municipais: uma pré-escola e uma escola de ensino fundamental.