Apae recebe alimentos arrecadados no I Passeio Ciclístico Solidário

A quinta-feira (1) foi de boas surpresas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do bairro São Cristóvão, em Cabo Frio. Através de uma ação da Secretaria de Esportes com o movimento Bike Night, a entidade recebeu cerca de 300 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados durante o I Passeio Ciclístico Solidário, realizado no último domingo (25).

Moradores do Centro de Cabo Frio discutem Plano de Mobilidade

Final de semana será com muitos turistas em Cabo Frio

De acordo com Kely Soares, presidente da Apae de Cabo Frio e conselheira regional das Apaes da Região dos Lagos, a entidade conta com a ajuda de todos porque vive de doações. “Começar o ano assim nos tranquiliza. Quando as ações são contínuas sabemos que nada vai faltar, e isso é muito importante porque oferecemos três refeições diárias aos nossos atendidos: café da manhã, almoço e lanche da tarde. Não nos preocupamos com quantidade de doações que recebemos: queremos apenas receber. Mas também queremos que as pessoas venham conhecer nosso trabalho, até porque muitos se surpreendem com tudo o que ocorre aqui”, acrescentou a diretora.

A Apae em Cabo Frio funciona há 37 anos e atualmente atende a 380 pessoas na sede do primeiro distrito e 70 em Tamoios. Para ser assistido da Apae, a pessoa precisa ter déficit intelectual, mesmo que não tenha nenhuma deficiência física. A entidade conta com uma equipe de multiprofissionais e terapeutas que são pagos através de convênios, e uma equipe pedagógica cedida pela Prefeitura. A instituição também faz um trabalho com os pais, coordenando um grupo de mães e acolhendo famílias com distribuição de cestas básicas.

Segundo o secretário de Esportes, Átila Mota, a proposta da pasta é fazer eventos contínuos e dividir entre várias entidades. “Queremos ajudar todas as instituições, mas dessa vez a Apae foi escolhida. Nossa intenção é gerar uma interação entre o esporte e o solidário, buscando ajudar a todos”, explicou o secretário.

Para um dos organizadores do Bike Night, Wellington Alves Vieira, o resultado do evento foi muito bom, principalmente para a cidade de Cabo Frio. “Reunimos aproximadamente 500 ciclistas, com isso ganhamos no esporte, lazer e mobilidade urbana, promovendo várias coisas ao mesmo tempo. Também estamos retornando com nossas atividades de passeios noturnos e turísticos porque nosso objetivo maior é promover o uso da bicicleta como meio de transporte, acreditando que conseguimos construir um futuro melhor para todos”,explicou. O retorno do Bike Night acontece nesta quinta-feira (1), com concentração às 19h30 na Praça de São Cristóvão. A partir de agora, o passeio, que tem apoio da Secretaria de Esportes, passa acontecer de 15 em 15 dias, com sorteio de brindes para quem doar alimentos não perecíveis.