Conselho Gestor do Parque Natural Municipal Dormitório das Garças é empossado

Na manhã desta segunda-feira (4), foi realizada a cerimônia de posse do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal Dormitório das Garças. A convocação pública para participação do conselho é aberta para sociedade civil organizada e representantes do Poder Público. Foram empossados seis conselheiros de cada setor.

O conselho tem a função de opinar e assessorar o poder executivo municipal nas questões relativas à unidade de conservação. Funciona também como um fórum para se tomar decisões, podendo possuir um caráter deliberativo, consultivo e normativo.

“Depois de 20 anos de sua criação, o Parque Natural Municipal Dormitório das Garças passa a ser uma unidade de proteção ambiental de fato e de direito. Foi, justamente, a ausência desse conselho que propiciou as situações para que o parque sofresse o abandono e a depredação que o transformaram em um lugar até evitado pela comunidade. A partir de agora, teremos um Parque recuperado e apto a servir como local turístico e de educação ambiental”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

O órgão é formado por representantes das Secretarias do Meio Ambiente, de Governo, do Desenvolvimento da Cidade e do Turismo, além da Guarda Marítima e Ambiental, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Federação das Associações de Moradores de Cabo Frio, da Associação de Moradores da Boca do Mato, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Lagos, da Colônia de Pescadores Z4, da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Cabo Frio, e do Instituto de Pesquisa e Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A presidência ficou com o chefe do Parque, José Henrique Macedo de Moura.

“A reunião desta segunda-feira é a sétima que realizamos, mas representa a primeira reunião ordinária do Conselho Gestor, já que fomos oficialmente empossados pelo secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira. Apresentamos todo o planejamento para a formação do conselho e aprovamos a proposta de Regimento Interno. Já formamos ainda duas câmaras temáticas, uma de Educação Ambiental e outra de Recuperação Ambiental, para dar início aos trabalhos.  Estou muito honrado com a confiança depositada em mim e, a partir de agora, o Parque Dormitório das Garças passará a viver uma nova realidade em relação à sua conservação e estrutura física”, afirmou o presidente do Conselho, José Henrique Macedo de Moura.