Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cabo Frio promove roda de conversa sobre saúde da mulher negra frente ao câncer

Encontro acontece na quarta (17), às 14h, no Shopping UnaPark, em Tamoios

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) promove na quarta-feira (17), às 14h, uma roda de conversa em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, instituído em 25 de julho. O encontro acontece no Shopping UnaPark, em Tamoios. O Comdim é vinculado à Superintendência dos Direitos da Mulher da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Cabo Frio.

A roda terá como tema “Promoção da vida e saúde da mulher diante do câncer”, ministrada por Marléa Crescêncio Chagas, doutora em Enfermagem Oncológica, e pós-doutora em Cuidados em Saúde, Psicossomática e Subjetiva. Além disso, a palestrante é pesquisadora do Grupo de Extensão e Pesquisa de Gestão em Saúde e Enfermagem a pessoas com câncer e outras situações crônicas pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ) e voluntária da AAMA-Cabo Frio.

O Comdim foi criado em 30 de junho de 1998, pela lei n°1.441 e
reestruturado pela lei n° 2.989, de 21 de dezembro de 2018. O conselho possui 28 membros, sendo 14 de órgãos do governo municipal e 14 da sociedade civil, que se reúnem mensalmente.

Atualmente, a mesa diretora é formada pela presidente Roberta Cruz da Silva; pela vice-presidente, Rita de Cássia Ferreira da Costa; pela secretária-geral, Nilzete de Oliveira; e pela secretária executiva, Olga Figueiredo.

Conforme regimento, o Comdim é “um órgão colegiado de caráter permanente, consultivo, deliberativo, fiscalizatório e de assessoramento do Poder Executivo, no âmbito da sua competência de formulação de políticas de promoção, proteção e defesa dos direitos da mulher”.

Ainda de acordo com o regimento, a finalidade do Comdim é:
I – Possibilitar a participação popular nas discussões, proposições e elaboração de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos da mulher;
II – Auxiliar na implementação e fiscalização de políticas públicas voltadas a assegurar o pleno exercício dos direitos das mulheres, em todos os níveis da Administração Pública, a fim de garantir a promoção e proteção das mulheres;
III – Atuar no controle social de políticas públicas para a igualdade de gênero;
IV – Exercer a orientação normativa e consultiva sobre os direitos das mulheres, no âmbito do Município de Cabo Frio.